Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
13º
MIN 8º MÁX 15º

Governo moçambicano pretende reduzir desnutrição crónica em crianças

O Governo moçambicano apontou hoje que pretende reduzir a desnutrição crónica nas crianças dos zero aos cincos anos dos atuais 43% para 35% em 2019, através da promoção do consumo de nutrientes e aumento da produção alimentar.

Governo moçambicano pretende reduzir desnutrição crónica em crianças
Notícias ao Minuto

16:17 - 18/12/18 por Lusa

Mundo Fome

"As elevadas taxas de desnutrição crónica em crianças do país prevalecem e essa é uma situação que pretendemos reverter", afirmou a porta-voz do Conselho de Ministros de Moçambique, Ana Comoana, falando em conferência de imprensa no final da sessão do Conselho de Ministros, a última deste ano.

Ana Comoana afirmou que o executivo pretende empenhar-se na promoção de consumo de produtos com nutrientes e na aposta no agro-processamento.

A seca e a falta de educação alimentar, prosseguiu, são responsáveis pelas elevadas taxas de desnutrição crónica no país.

A porta-voz do Conselho de Ministros disse que as províncias do centro e norte são as que apresentam elevadas taxas de desnutrição crónica, com níveis entre 44% e 52%.

Um estudo do Programa Alimentar Mundial (PAM) lançado em junho indica que 26% dos casos de mortalidade infantil em Moçambique estão associados à desnutrição.

O estudo, intitulado "Custo da fome em África", refere ainda que 42,7% das crianças em Moçambique têm baixo crescimento e apenas 45,2% com desnutrição recebem cuidados de saúde adequados.

"A maioria dos problemas de saúde associados à desnutrição ocorre antes que a criança atinja três anos de idade", lê-se no estudo.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório