Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
18º
MIN 13º MÁX 19º

Após morte de professora, internet une-se para 'sairmos de casa sem medo'

Caso chocou a Espanha e está a dar azo a uma campanha contra crimes contra as mulheres.

Após morte de professora, internet une-se para 'sairmos de casa sem medo'
Notícias ao Minuto

14:00 - 18/12/18 por Andrea Pinto

Mundo Espanha

Laura Luelmo saiu para correr no passado dia 12 de dezembro em El Campillo (Huelva) e nunca mais foi vista com vida.

A jovem professora tinha chegado à cidade há cerca de oito dias, para substituir uma colega de baixa no Instituto de Nerva. Vinda de Zamora. Laura estaria ainda  adaptar-se à nova casa quando desapareceu.

O seu corpo foi encontrado esta segunda-feira, apresentando sinais de violência.  E hoje foi detido o vizinho da professora que saiu da prisão recentemente depois de cumprir uma pena de dois anos e dez meses por roubo com violência. Este homem, Bernardo Montoya, é apontado como o principal suspeito da morte de Laura. 

O caso chocou a Espanha e está a dar azo a uma campanha contra os crimes contra as mulheres. Embora neste caso não se possa falar em violência doméstica, dado que o autor do crime não terá qualquer ligação a Laura, os internautas querem promover o direito de uma mulher em poder sair de casa sem medo.

"Ensinam-te a não ir por caminhos desconhecidos em vez de ensinar os monstros a não sê-lo", aponta um internauta, enquanto outra incentiva todas as mulheres a mudar a sua foto de perfil, por uma onde se pode ler "correr sem medo e não correr por medo".

A hashtag #LauraSomosTodas não tardou em surgir juntamente com uma série de publicações que apelam a um mundo sem medo e violência, e onde não temos que ser "valentes mas livres".

Recomendados para si

;
Campo obrigatório