Meteorologia

  • 19 MARçO 2024
Tempo
12º
MIN 12º MÁX 21º

Governo regional independentista quer reunião ministerial alargada

O Governo independentista da Catalunha propôs hoje ao Governo nacional liderado por Pedro Sánchez uma reunião dos dois executivos alargada a alguns ministros e conselheiros regionais a ter lugar em 20 ou 21 de dezembro em Barcelona.

Governo regional independentista quer reunião ministerial alargada
Notícias ao Minuto

12:19 - 18/12/18 por Lusa

Mundo Catalunha

A reunião seria realizada à margem do Conselho de Ministros semanal que se irá realizar extraordinariamente na sexta-feira, 21 de dezembro, em Barcelona, e que está a ser muito criticada pelos movimentos independentistas catalães.

A data converteu-se rapidamente em mais uma que será aproveitada pelos separatistas para mostrar que continuam a defender a independência daquela região de Espanha, que é governada pelos partidos separatistas, que voltaram a ganhar as eleições regionais realizadas há um ano.

Apesar de o primeiro-ministro socialista espanhol, Pedro Sánchez, insistir há várias semanas na realização de um encontro bilateral com o presidente do Governo regional, Quim Torra, este tem evitado confirmar o encontro em que pretende aparecer com um estatuto mais elevado do que mero dirigente de mais uma Comunidade Autónoma espanhola.

O primeiro destes Conselhos de Ministros descentralizados começou por ser realizado em outubro último em Sevilha, capital da região da Andaluzia, e Pedro Sánchez encontrou-se então com a líder regional, Susana Diaz.

Do lado do Governo catalão (Generalitat) foi afastada, segundo a agência EFE, a possibilidade de um encontro exclusivamente entre Sánchez e Torra, que Madrid propôs inicialmente, a menos que essa reunião tivesse um conteúdo político, sem que seja meramente protocolar para apenas "ser feita uma fotografia".

A Generalitat fala agora de uma reunião alargada a vários ministros nacionais e regionais (conselheiros), como nas cimeiras bilaterais que Espanha faz com Portugal e França, depois de Pedro Sánchez já ter assegurado que na reunião bilateral se poderia falar de todos os temas, mesmo das pretensões independentistas dos movimentos separatistas.

Apesar dos esforços do Governo central socialista, no poder desde junho último, para iniciar o diálogo entre as duas partes, as autoridades regionais continuam a defender a independência e a reunião do Conselho de Ministros de sexta-feira irá permitir que uma série de movimentos separatistas manifestem na rua o seu descontentamento em relação a Madrid.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório