Meteorologia

  • 16 ABRIL 2024
Tempo
20º
MIN 13º MÁX 26º

Fundação sul-coreana retira prémio atribuído em Aung San Suu Kyi

Uma das maiores organizações de defesa dos direitos humanos da Coreia do Sul anunciou hoje que ia retirar um prémio atribuído em 2004 à dirigente birmanesa Aung San Suu Kyi, devido à indiferença manifestada perante a crise dos muçulmanos rohingyas.

Fundação sul-coreana retira prémio atribuído em Aung San Suu Kyi
Notícias ao Minuto

10:15 - 18/12/18 por Lusa

Mundo 2004

Na altura dissidente admirada, Aung San Suu Kyi não pôde receber na época o prémio Gwangju dos direitos humanos por se encontrar sob detenção domiciliária, decidida pela junta militar no poder.

Desde que o partido da prémio Nobel da paz chegou ao poder, Aung San Suu Kyi é a dirigente "de facto" de Myanmar, sendo alvo de numerosas críticas da comunidade internacional pela recusa de condenar as violências contra os rohingyas.

Mais de 720 mil rohingyas fugiram, desde 2017, da violência exercida pelos militares birmaneses e por milícias budistas, numa crise que a ONU qualificou de genocídio.

A "indiferença perante as atrocidades cometidas contra os rohingyas é contrária aos valores defendidos por este prémio, a proteção e a promoção dos direitos humanos", declarou o porta-voz da Fundação do Memorial de 18 de Maio, Cho Jin-tae.

Como consequência, o conselho de administração da fundação decidiu retirar o prémio a Aung San Suu Kyi.

Criada em 1994, esta fundação assinala o levantamento democrático de Gwangju em 1980, brutamente reprimido pelo exército sul-coreano, com mais de 200 mortos e feridos.

A revolta contra o ditador militar Chun Doo-hwa inspirou o movimento contestatário que culminou no restabelecimento da democracia, sete anos mais tarde, na Coreia do Sul.

Em meados de novembro, a organização não-governamental de defesa dos direitos humanos Amnistia Internacional retirou a Aung San Suu Kyi um prémio concedido em 2009, por considerar que a antiga dissidente tinha "traído os valores que outrora defendeu".

Recomendados para si

;
Campo obrigatório