Meteorologia

  • 19 MARçO 2024
Tempo
18º
MIN 12º MÁX 20º

Juncker: Um líder 'sem maneiras' ou um líder "amigo"?

Imagens de Jean Claude-Juncker a despentear funcionária da Comissão Europeia correram o mundo

Notícias ao Minuto

09:22 - 18/12/18 por Andrea Pinto

Mundo Polémica

A polémica despoletou na sexta-feira e tem como protagonista o presidente da Comissão Europeia. Pouco habituados, provavelmente, a um líder mundial que aja como uma pessoa dita normal, muitos são os que acusam Jean Claude Juncker de comportamentos inapropriados.

Desta vez, está em causa o facto de ter cumprimentado uma funcionária do Parlamento Europeu não antes sem lhe ter despenteado o cabelo. Seguiu-se um beijo a uma outra funcionária e uns gestos de paródia em referência ao facto de esta última mulher lhe ter querido dar um aperto de mão ao invés de querer beijá-lo, conta o El Diario.

As imagens correram o mundo e deram azo à hashtag #GoHomeJuncker [Vai para casa Juncker], considerando reprovável a forma como este lida com as mulheres.

Em resposta à polémica, o porta-voz da Comissão Europeia, Margaritis Schinas, defendeu o político luxemburguês garantindo que na Comissão "todos têm muito gosto em trabalhar com alguém que os trata como amigos e colegas". 

Para prová-lo, vários foram os que lembraram momentos semelhantes protagonizados por Jean Claude Juncker e cujos protagonistas não foram mulheres, mas outros colegas homens, como o eurodeputado belga Guy Verhofstadt.

Entretanto, esta segunda-feira o líder europeu viu-se em nova situação embaraçosa ao ter falhado um degrau e quase ter caído em pleno parlamento. O pior não aconteceu graças à rápida intervenção dos presentes, mas de imediato houve quem questionasse se o presidente da Comissão Europeia estaria embriagado.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório