Meteorologia

  • 20 ABRIL 2024
Tempo
20º
MIN 15º MÁX 22º

Jeremy Corbyn vai avançar com moção de censura a Theresa May

Líder dos trabalhistas quer que moção de censura seja votada antes da votação do Brexit.

Jeremy Corbyn vai avançar com moção de censura a Theresa May
Notícias ao Minuto

18:06 - 17/12/18 por Pedro Filipe Pina

Mundo Reino Unido

Jeremy Corbyn, o líder dos trabalhistas, anunciou esta segunda-feira à tarde, perante o parlamento britânico, que quer avançar com uma moção de censura a Theresa May.

O objetivo do líder da oposição pretende que a moção seja votada ainda antes da votação do Brexit, que irá ocorrer na semana de 14 de janeiro.

Nas suas declarações perante deputados britânicos, na Câmara dos Comuns, Jeremy Corbyn considerou que é "inaceitável" o parlamento esperar mais um mês para votar..

"É muito claro que é mau, inaceitável, termos de esperar quase um mês antes de podermos um voto significativo nesta questão crucial para o futuro do país", afirmou. 

Recorde-se que o processo de 'divórcio' entre o Reino Unido e a União Europeia (UE) tem desgastado e feito baixas no governo da primeira-ministra britânica. Após um longo período de negociações, May viu-se perante uma nova dificuldade: ter de aprovar o documento que decorreu das negociações com a UE perante o seu parlamento.

É na semana que começa a 14 de janeiro que os deputados britânicos vão votar, deu hoje conta a própria Theresa May. A votação em causa irá ajudar a definir em que moldes é que o Brexit vai decorrer.

Porém, ao avançarem com o moção, os trabalhistas vão colocar May perante novo teste à sua liderança.

Entretanto, mantém-se as dúvidas sobre o que fará o Reino Unido. Seja como for, mantém-se a data para o Brexit: 29 de março de 2019. 

[Notícia atualizada às 18h15]

Recomendados para si

;
Campo obrigatório