Meteorologia

  • 24 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 12º MÁX 24º

ONU aprova Pacto Global para os refugiados com voto contra dos EUA

As Nações Unidas aprovaram hoje um Pacto Global para os refugiados, por larga maioria, mas com o voto contra dos Estados Unidos e da Hungria.

ONU aprova Pacto Global para os refugiados com voto contra dos EUA
Notícias ao Minuto

17:46 - 17/12/18 por Lusa

Mundo Nações Unidas

O Pacto Global para os refugiados procura melhorar a gestão internacional de um problema que tem aumentado de dimensão e, embora não tenha gerado a polémica do Pacto Mundial sobre as migrações, foi aprovado com o voto contra dos EUA e da Hungria e com três abstenções.

Tal como o Pacto para as migrações, o Pacto Global para os refugiados não tem valor vinculativo e ambos derivam de um documento, assinado em 2016, conhecido por Declaração de Nova Iorque, adotado por unanimidade pelos 193 membros da ONU.

Escrito sob a orientação do Alto Comissariado para os Refugiados, com sede em Genebra e dirigido pelo italiano Filippo Grandi, o Pacto Global para os refugiados procura promover a resposta internacional adequada aos fluxos em massa e situações prolongadas de refugiados.

"Fortalecerá a assistência e a proteção dos 25 milhões de refugiados identificados no mundo", disse a presidente da Assembleia Geral da ONU, a equatoriana Maria Fernanda Espinosa.

O documento aponta quatro objetivos principais: aliviar a pressão sobre os países anfitriões, aumentar a autossuficiência dos refugiados, ampliar o acesso a soluções de países terceiros e ajudar a criar condições nos países de origem, para um regresso dos refugiados em segurança e dignidade.

Ao contrário do documento sobre migrantes, em que os EUA nem sequer quiseram participar nas negociações, o Pacto para os refugiados contou com colaboração norte-americana no período de negociações, que durou 18 meses.

A aprovação do Pacto Global para os Refugiados surge uma semana depois da adoção formal numa conferência intergovernamental em Marraquexe, Marrocos, de um outro pacto patrocinado pelas Nações Unidas: o Pacto Global para uma Migração Segura, Ordenada e Regular (GCM, na sigla em inglês).

Na segunda-feira passada, 164 dos 193 Estados-membros da ONU (cerca de 85%), incluindo Portugal, adotaram formalmente o pacto global para a migração, o primeiro documento deste género.

O pacto global para a migração, adotado em Marrocos, ainda será objeto de uma última votação de ratificação na Assembleia-geral das Nações Unidas em Nova Iorque, agendada para 19 de dezembro.

Em finais de 2017, existiam quase 25,4 milhões de refugiados em todo o mundo, mais de metade dos quais com menos de 18 anos.

Atualmente, apenas 10 países acolhem 60% dos refugiados do mundo. Só a Turquia acolhe 3,5 milhões de refugiados, mais do que qualquer outro país.

A grande maioria dos refugiados do mundo, cerca de 85%, vive em países em desenvolvimento que enfrentam os seus próprios desafios económicos e de desenvolvimento.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório