Meteorologia

  • 02 DEZEMBRO 2021
Tempo
11º
MIN 10º MÁX 14º

Edição

'Ou vai ou racha'. Brexit volta a ir votos no parlamento em janeiro

É na semana que começa a 14 de janeiro que os deputados britânicos vão votar.

'Ou vai ou racha'. Brexit volta a ir votos no parlamento em janeiro

Foi Theresa May quem adiou a votação no Parlamento. É agora a mesma Theresa May quem revela que o parlamento britânico vai ter de votar o acordo ao Brexit na semana que começa a 14 de janeiro. Recorde-se que 21 de janeiro tinha sido definido como prazo máximo para a votação.

O processo de 'divórcio' entre o Reino Unido e a União Europeia tem desgastado e feito baixas no governo da primeira-ministra britânica.

Primeiro, foram longas e carregadas de incerteza as negociações. Depois, já após um longo período de negociações, May viu-se perante uma nova dificuldade: ter de aprovar o documento perante o seu parlamento.

A votação acabou por ser adiada pela primeira-ministra britânica devido ao mais do que provável chumbo. Ao invés, May, apostou em novo périplo pela Europa, numa tentativa de conseguir "garantias adicionais" por parte de líderes europeus. 

De acordo com a chefe do governo britânico, os deputados terão oportunidade de retomar, na semana anterior, o debate sobre o documento, dado que este só tinha tido direito a três dos cinco dias de debates previstos, tendo sido interrompido na véspera do voto a 12 de dezembro.

"Posso confirmar hoje que pretendemos voltar ao debate do Voto Significativo na semana que começa a 7 de janeiro e realizar o voto na semana seguinte", afirmou esta tarde na Câmara dos Comuns Theresa May, onde fez uma intervenção sobre o resultado da cimeira de líderes europeus na semana passada em Bruxelas.

A 29 de março o Reino Unido estará de fora da União Europeu. Este debate e respetiva votação irá ajudar a definir em que moldes é que o Brexit vai decorrer.

[Notícia atualizada às 16h15]

Recomendados para si

Seja sempre o primeiro a saber.
Quinto ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online.
Descarregue a nossa App gratuita.

Apple Store Download Google Play Download

;
Campo obrigatório