Meteorologia

  • 16 ABRIL 2024
Tempo
22º
MIN 13º MÁX 26º

Erdogan determinado a "desembaraçar-se" das milícias curdas

O presidente turco, Recep Tayyip Erdogan, declarou-se hoje determinado a "desembaraçar-se" das milícias curdas no norte da Síria se o seu "protetor" norte-americano não as obrigar a retirarem.

Erdogan determinado a "desembaraçar-se" das milícias curdas
Notícias ao Minuto

15:18 - 17/12/18 por Lusa

Mundo Síria

A nova ameaça ocorre três dias depois de uma conversa telefónica entre Erdogan e o presidente norte-americano, Donald Trump, na qual os dois homens acordaram colaborar de modo "mais eficaz" no norte da Síria.

O telefonema realizou-se na sexta-feira, depois de na quarta-feira Erdogan ter anunciado que iria lançar "nos próximos dias" uma nova operação contra as milícias curdas das Unidades de Proteção Popular (YPG) no outro lado da fronteira, a leste do Eufrates.

As YPG, consideradas por Ancara uma extensão na Síria do Partido dos Trabalhadores do Curdistão (PKK, proibido e que combate o Estado turco desde 1984), integram as Forças Democráticas Sírias (FDS), uma coligação árabe-curda apoiada pelos Estados Unidos na luta contra o grupo extremista Estado Islâmico.

"Disse a Trump. Os terroristas devem deixar o leste do Eufrates. Se não se forem embora, vamos desembaraçar-nos deles", disse durante um discurso em Konya (centro da Turquia), adiantando que uma ofensiva turca pode começar "a qualquer momento".

A Turquia já lançou desde 2016 duas ofensivas no norte da Síria contra as YPG e os 'jihadistas' do grupo Estado Islâmico.

A Turquia teme que o surgimento de um "Estado curdo" na Síria junto à sua fronteira dê força às ambições separatistas no seu território.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório