Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 13º MÁX 19º

Dois deputados húngaros expulsos da sede da televisão pública

Dois deputados húngaros da oposição foram hoje expulsos da sede da televisão pública, depois de passarem a noite no local com a esperança de poder divulgar uma declaração, após uma manifestação anti-Orban ocorrida no domingo.

Dois deputados húngaros expulsos da sede da televisão pública
Notícias ao Minuto

11:34 - 17/12/18 por Lusa

Mundo Hungria

Akos Hadhazy e Bernadett Szél, dois deputados independentes provenientes do Partido Verde (LMP), foram expulsos por seguranças da televisão MTVA, em Budapeste.

"Esta não é uma televisão privada do Fidesz (partido nacional-conservador do primeiro-ministro Victor Orban), mas a televisão do povo húngaro, financiada pelos seus impostos", sublinharam os deputados, que transmitiram os seus movimentos em direto pela rede social Facebook.

Os dois parlamentares pertencem a um grupo de uma dúzia de deputados da oposição que foram à sede do MTVA durante a noite de domingo para tentar transmitir um texto com reivindicações, na sequência de uma manifestação que reuniu cerca de 15.000 pessoas na capital húngara, no domingo.

O texto de cinco pontos pede a revogação de uma lei polémica que flexibiliza a legislação trabalhista, que foi adotada na quarta-feira e tem provocado desde então manifestações quase diárias.

O documento também pede a supressão de outra lei sensível adotada no mesmo dia, que estabelece jurisdições específicas para assuntos delicados como concursos públicos ou contenciosos eleitorais, o que alimenta receios de tentativa de minar a independência da justiça do país.

Os manifestantes também exigem mais independência e objetividade dos meios de comunicação públicos, bem como a adesão da Hungria à Procuradoria Europeia, recusada por Budapeste.

Uma dúzia de parlamentares da oposição conseguiram hoje escapar ao serviço de segurança da MTVA e ainda se encontravam nos prédios. Vários outros deputados disseram que queriam juntar-se aos colegas durante o dia.

A MTVA "impede que deputados democraticamente eleitos entrem num prédio público", lamentou o parlamentar socialista Istvan Ujhelyi.

Uma nova manifestação deverá ser realizada hoje contra Orban, cujo estilo autoritário e ataques à independência do poder judiciário e dos meios de comunicação são regularmente criticados pela União Europeia.

CSR // VM

Lusa/Fim

Recomendados para si

;
Campo obrigatório