Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 14º MÁX 21º

Resultado da COP24 "demonstra resistência do Acordo de Paris"

O secretário-geral da ONU, António Guterres, considerou hoje que o documento acordado na cimeira do clima de Katowice (COP24) "demonstra a resistência do Acordo de Paris como guia para a ação climática".

Resultado da COP24 "demonstra resistência do Acordo de Paris"
Notícias ao Minuto

23:59 - 15/12/18 por Lusa

Mundo António Guterres

A aprovação hoje do manual de instruções para aplicar o Acordo de Paris "é a base de um processo de transformação que exigirá mais ambição por parte da comunidade internacional", declarou Guterres, numa mensagem lida no plenário da cimeira pela secretária-executiva da ONU para as Alterações Climáticas, Patricia Espinosa.

O documento acordado em Katowice inclui uma referência ao relatório científico que apela para a importância de fazer mudanças "urgentes e sem precedentes" para limitar o aumento da temperatura do planeta a 1,5 graus centígrados, após uma grande controvérsia que ameaçou frustrar a cimeira na Polónia.

"A ciência demonstrou claramente que necessitamos de uma maior ambição para derrotar as alterações climáticas", sublinhou Guterres, assegurando que "de agora em diante", as suas prioridades em matéria de luta contra as alterações climáticas serão "ambição, ambição, ambição, ambição e ambição".

"A ambição será o eixo central da próxima cimeira do clima, que se reunirá em setembro de 2019 [no Chile]", acrescentou.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório