Meteorologia

  • 16 ABRIL 2024
Tempo
18º
MIN 13º MÁX 26º

Túmulo de 4.400 anos descoberto no Egito

Monumento é considerado um dos mais antigos do mundo.

Túmulo de 4.400 anos descoberto no Egito

O túmulo de um sacerdote que remonta a mais de 4.400 anos foi descoberto em Saqqara, perto do Cairo, por uma equipa de arqueólogos egípcios, anunciou este sábado o Ministério das Antiguidades do Egito.

De acordo com os investigadores responsáveis por esta descoberta, o túmulo do sacerdote chamado ‘Wahtye’ data da 5ª dinastia (entre 2500 e 2300 a.C), durante o reino de Neferirkare, cita a BBC.

“O túmulo está excecionalmente bem preservado, colorido com esculturas no interior. Pertence a um sacerdote de alta patente”, explicou o ministro das Antiguidades, Khaled el Enany num comunicado enviado às redações locais.

No mesmo documento, o governante explica que o local retrata “cenas que mostram o sacerdote com a mãe, a mulher e outros membros da família, assim como 24 estátuas”.

Em novembro, também em Saqqara, a mesma equipa de arqueólogos descobriu sete túmulos, incluindo quatro com mais de 6 mil anos. Durante a mesma descoberta os investigadores encontraram ainda besouros e gatos mumificados.

Recorde-se que Saqqara, a sul do Cairo, é uma das principais necrópoles do mundo e abriga a famosa pirâmide do faraó Djoser.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório