Meteorologia

  • 20 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 15º MÁX 23º

Turistas arriscam a vida por 'selfies' em lago gelado na Polónia

Os guardas do parque nacional de Tatra têm feito diversos avisos mas têm sido ignorados.

Turistas arriscam a vida por 'selfies' em lago gelado na Polónia
Notícias ao Minuto

18:03 - 15/12/18 por Fábio Nunes

Mundo Morskie Oko

O lago Morskie Oko é uma das atrações mais populares da Polónia. Recentemente ganhou mais um motivo para ser ainda mais popular entre os turistas. Nos meses mais frios o lago gela e centenas de turistas decidem arriscar a vida e caminhar sobre o gelo com uma espessura fina para tirarem 'selfies'. O lago faz parte do parque nacional Tatra e, segundo a rádio RMF, os guardas chegam a fazer 500 avisos no decorrer de algumas horas aos mais aventureiros e imprudentes. 

No entanto, esses avisos parecem não surtir efeito e no início deste mês os guardas fizeram uma publicação na página de Facebook do parque nacional Tatra. "Turistas, não vão para o gelo do lago Morskie Oko. É fino e pode ser muito perigoso. Apelamos ao vosso bom senso e pedimos que ajam com responsabilidade". 

A acompanhar esta mensagem está um vídeo que mostra várias pessoas a caminharem sobre o lago gelado. 

Muitos dos turistas são de origem húngara, chinesa e ucraniana, mas também há polacos a aventurarem-se. 

"Os turistas põem as suas vidas em risco apenas para tirarem uma 'selfie'. Até há pessoas que andam sobre o gelo com crianças pequenas. O gelo tem uma espessura de apenas seis centímetros, o que é muito pouco", afirma Edward Wlazlo, o chefe dos guardas do parque nacional Tatra.

As multas a quem se arrisca não são muito pesadas, atingem os 116 euros. 

Recomendados para si

;
Campo obrigatório