Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
14º
MIN 13º MÁX 19º

Menos de 3 mil Coletes Amarelos em Paris, 33 mil em toda a França

A manifestação dos Coletes Amarelos agendada para este sábado está a registar uma expressão muito menor do que nos fins-de-semana anteriores.

Menos de 3 mil Coletes Amarelos em Paris, 33 mil em toda a França
Notícias ao Minuto

14:13 - 15/12/18 por Anabela de Sousa Dantas

Mundo França

As autoridades indicam que estão em Paris 2200 manifestantes, um número muito distante dos 10 mil de há uma semana, neste que é o quinto sábado de protestos por parte do movimento Coletes Amarelos.

A polícia da capital francesa avança, de acordo com o Le Fígaro, que era este o número por volta das 14h (hora local, 13h em Lisboa).

Em toda a França, o número de manifestantes é de 33.500, de acordo com o Ministério do Interior, um número também muito inferior ao de fins-de-semana anteriores (136 mil no dia 1 e 8 de dezembro). Foram feitas 95 identificações, 63 delas resultando em detenção preventiva, longe das 598 identificações e 475 detenções anunciadas na semana passada durante o mesmo período.

Apesar de se esperar uma menor adesão ao protesto deste sábado, consequência das cedências assumidas entretanto pelo governo francês, a polícia havia destacado um forte dispositivo de segurança para a capital: 8 mil agentes policiais e 14 veículos blindados. 

O número de Coletes Amarelos presente nos Campos Elísios era também menor, mas foram registados alguns confrontos com a polícia, obrigando à utilização de gás lacrimogéneo e balas de defesa. Há registo de, pelo menos, uma mulher ferida.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório