Meteorologia

  • 19 MARçO 2024
Tempo
13º
MIN 12º MÁX 21º

Esta ilusão de ótica revela o quão velho é o seu subconsciente

Ilustração era apenas humor mas acabou por servir de base para um estudo.

Esta ilusão de ótica revela o quão velho é o seu subconsciente
Notícias ao Minuto

12:39 - 15/12/18 por Notícias Ao Minuto

Mundo Estudo

As ilusões de ótica são sempre uma boa forma de começar o fim-de-semana. Desta vez, trata-se de uma imagem publicada pela primeira vez em 1915 pela revista alemã de humor Puck. Era uma brincadeira, mas acabou por se tornar alvo de estudo na área da psicologia.

A imagem, titulada ‘A Minha Mulher e a Minha Sogra’, revela, supostamente, o quão velho é quem vê, dependendo do que se vê. No desenho estão, ao mesmo tempo, uma mulher jovem a olhar para o lado e uma idosa de perfil.

Agora, um estudo titulado ‘Perceção de figura ambígua afetada pelos vieses da própria idade’ relaciona a perceção da imagem com a idade de quem a visualiza. De acordo com o mesmo estudo, uma pessoa jovem tende a ver primeiro a imagem da mulher jovem ao passo que os mais velhos vêm logo o perfil da idosa.

Em baixo pode ver o desenho original, que depois foi refeito (conforme pode ver nas duas fotos acima).

O estudo, indica o Independent, foi realizado com um universo de 393 participantes de várias idades. Os 10% mais jovens viram a imagem mais jovem primeiro e os 10% mais velhos viram a imagem mais velha primeiro, provando que “os vieses da idade afetam a interpretação inicial de uma imagem ao nível do subconsciente”.

Se ainda não conseguiu ver a mulher mais velha, atente na gargantilha da mulher jovem, é a boca da idosa.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório