Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
18º
MIN 13º MÁX 19º

Supremo espanhol avalia pedido de suspenção da exumação

O Tribunal Supremo espanhol examina na segunda-feira um pedido da família de Francisco Franco para que o Governo suspenda o processo de exumação do corpo do ditador do Vale dos Caídos, enquanto não for tomada a decisão final.

Supremo espanhol avalia pedido de suspenção da exumação
Notícias ao Minuto

08:11 - 15/12/18 por Lusa

Mundo 2.ª feira

O executivo espanhol decidiu no início de novembro continuar com o processo de transferência do corpo, apesar do recurso apresentado pela família de Franco contra a decisão de retirar o corpo do Vale dos Caídos, nos arredores de Madrid.

O parlamento espanhol tinha aprovado em setembro último a proposta do Governo socialista a autorizar a exumação dos restos mortais do ditador.

Com a providência cautelar que apresentou, a família de Franco pretende ganhar tempo, alegando que ainda não foram ouvidos os familiares de todos os que estão enterrados no Vale dos Caídos que, como o ditador, não foram vítimas mortais da Guerra Civil espanhola.

Entretanto, ainda não se sabe para onde é que será exumado o corpo, depois de o Governo espanhol ter recusado a sua transferência para a catedral de Almudena, em Madrid, como propôs a família.

Para o executivo socialista, o corpo do ditador não pode ir para nenhum local onde possa ser "enaltecido ou homenageado".

Francisco Franco Bahamonde foi um militar espanhol que integrou o golpe de Estado que, em 1936, marcou o início da Guerra Civil Espanhola, tendo exercido desde 1938 o lugar de chefe de Estado, até morrer em 1975, ano em que se iniciou a transição do país para um sistema democrático.

Em nome de uma suposta "reconciliação" nacional, Franco transferiu a partir de 1959 os restos mortais de 37.000 vítimas - nacionalistas e republicanos - da guerra civil para o local que é visto como exaltador da ditadura franquista.

O Governo espanhol indicou inicialmente a sua intenção de completar a exumação do corpo do ditador até ao fim do ano, mas o processo vai ser mais demorado do que previa.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório