Meteorologia

  • 19 MARçO 2024
Tempo
18º
MIN 12º MÁX 20º

Síria: Erdogan e Trump acordam cooperar de modo "mais eficaz"

Os presidentes turco, Recep Tayyip Erdogan, e norte-americano, Donald Trump, acordaram hoje cooperar de modo "mais eficaz" na Síria, onde Ancara ameaça lançar uma nova ofensiva contra uma milícia turca apoiada por Washington.

Síria: Erdogan e Trump acordam cooperar de modo "mais eficaz"
Notícias ao Minuto

17:28 - 14/12/18 por Lusa

Mundo Diplomacia

Numa conversa telefónica, Erdogan e Trump "chegaram a acordo para assegurar uma cooperação mais eficaz em relação à Síria", indicaram fontes da presidência turca.

Erdogan anunciou na quarta-feira o lançamento "nos próximos dias" de uma operação militar visando as posições das milícias curdas das Unidades de Proteção Popular (YPG) no outro lado da fronteira, a leste do Eufrates.

As YPG, consideradas por Ancara uma extensão na Síria do Partido dos Trabalhadores do Curdistão (PKK, proibido e que combate o Estado turco desde 1984), integram as Forças Democráticas Sírias (FDS), uma coligação árabe-curda apoiada pelos Estados Unidos na luta contra o grupo extremista Estado Islâmico.

Na sua conversa com Trump, Erdogan "comunicou as preocupações legítimas da Turquia ao nível da segurança ligadas à presença e atividades" das YPG, segundo as fontes da presidência turca.

Militares norte-americanos encontram-se ao lado das FDS no leste do Eufrates e Erdogan sublinhou na quarta-feira que "o objetivo (da Turquia) não são os soldados norte-americanos, mas os membros da organização terrorista ativa na região".

Após o anúncio turco da ofensiva iminente na Síria, um porta-voz do Pentágono sublinhou ser "muito preocupante" uma "ação militar unilateral (...) numa zona onde poderá estar presente pessoal norte-americano".

A Turquia e os Estados Unidos são aliados na NATO, mas as suas relações têm sido tensas nos últimos anos em parte devido à colaboração entre Washington e as YPG.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório