Johnson & Johnson sabia da presença de amianto em pó de talco para bebés

Centenas de mulheres dizem que amianto lhes provocou cancro nos ovários.

Notícia

© iStock

Notícias Ao Minuto
14/12/2018 15:05 ‧ 14/12/2018 por Notícias Ao Minuto

Mundo

Acusação

De acordo com a Reuters, a Johnson & Johnson(J&J) soube, durante décadas, que o seu pó de talco para bebés continha amianto. 

A conclusão chega depois de serem analisados dezenas de memos e relatórios da empresa e outros documentos confidenciais.

A empresa está a ser acusada por centenas de mulheres que dizem que tiveram cancro no ovário devido a esta situação. Recorde-se que a empresa chegou a ser condenada a pagar uma multa de 70 milhões de euros a uma mulher que desenvolveu um cancro fatal.

Na sequência das informações recolhidas e com os testemunhos recebidos, concluiu-se que entre 1971 e 2000 os pacotes de pó de talco da marca acusaram a presença de uma pequena quantia de amianto.

Esta não é a única polémica em que uma das maiores farmacêuticas a nível mundial se encontra envolvida. A Johnson & Johnson terá iniciado também a produção e venda de um implante vaginal (Prolift), mesmo depois de ter sido avisada que o mesmo encolhia e endurecia dentro do corpo. Estes dispositivos são implantados cirurgicamente para tratar o prolapso vaginal e a incontinência urinária. Terão afetado centenas de mulheres em vários países.

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas