Meteorologia

  • 03 DEZEMBRO 2021
Tempo
13º
MIN 8º MÁX 16º

Edição

A NATO vai reavaliar missão no Kosovo

O secretário-geral da NATO, Jens Stoltenberg, anunciou hoje que a organização vai reavaliar o seu nível de compromisso com o Kosovo, que decidiu transformar as forças de segurança em exército apesar do parecer negativo da Aliança.

A NATO vai reavaliar missão no Kosovo

"Lamento que esta decisão tenha sido tomada apesar das preocupações manifestadas pela NATO", disse Stoltenberg, em comunicado.

O responsável da Organização do Tratado do Atlântico Norte (NATO, na sigla inglesa) acrescentou que o mandato da Aliança no Kosovo vai ser alterado e o nível de compromisso com as forças de segurança kosovares reavaliado.

O Parlamento do Kosovo aprovou hoje por unanimidade dos 107 deputados presentes a criação de um exército, uma decisão criticada pela maioria dos países europeus e que está a aumentar a tensão com a minoria sérvia e Belgrado.

"O Parlamento do Kosovo adotou a lei sobre a força de segurança do Kosovo! Felicitações!", disse o Presidente do Parlamento perante os deputados presentes, uma vez que os eleitos da minoria sérvia boicotaram a sessão.

A integridade e a segurança do Kosovo são asseguradas desde 1999 por uma força internacional liderada pela NATO.

Recomendados para si

Seja sempre o primeiro a saber.
Quinto ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online.
Descarregue a nossa App gratuita.

Apple Store Download Google Play Download

;
Campo obrigatório