Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
21º
MIN 14º MÁX 21º

A NATO vai reavaliar missão no Kosovo

O secretário-geral da NATO, Jens Stoltenberg, anunciou hoje que a organização vai reavaliar o seu nível de compromisso com o Kosovo, que decidiu transformar as forças de segurança em exército apesar do parecer negativo da Aliança.

A NATO vai reavaliar missão no Kosovo
Notícias ao Minuto

11:42 - 14/12/18 por Lusa

Mundo Jens Stoltenberg

"Lamento que esta decisão tenha sido tomada apesar das preocupações manifestadas pela NATO", disse Stoltenberg, em comunicado.

O responsável da Organização do Tratado do Atlântico Norte (NATO, na sigla inglesa) acrescentou que o mandato da Aliança no Kosovo vai ser alterado e o nível de compromisso com as forças de segurança kosovares reavaliado.

O Parlamento do Kosovo aprovou hoje por unanimidade dos 107 deputados presentes a criação de um exército, uma decisão criticada pela maioria dos países europeus e que está a aumentar a tensão com a minoria sérvia e Belgrado.

"O Parlamento do Kosovo adotou a lei sobre a força de segurança do Kosovo! Felicitações!", disse o Presidente do Parlamento perante os deputados presentes, uma vez que os eleitos da minoria sérvia boicotaram a sessão.

A integridade e a segurança do Kosovo são asseguradas desde 1999 por uma força internacional liderada pela NATO.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório