Meteorologia

  • 23 JANEIRO 2019
Tempo
12º
MIN 11º MÁX 13º

Edição

Estado Islâmico reivindicou atentado de Estrasburgo

O autor do atentado que ocorreu na terça-feira à noite em Estrasburgo, França, no qual morreram pelo menos três pessoas, é um "soldado" do Estado Islâmico (EI), anunciou hoje a agência de propaganda daquele grupo extremista, Amaq.

Estado Islâmico reivindicou atentado de Estrasburgo
Notícias ao Minuto

22:50 - 13/12/18 por Lusa

Mundo Terrorismo

Num comunicado da Amaq, citado pelo grupo de monitorização de redes extremistas SITE, Chérif Chekatt "fazia parte dos soldados do Estado Islâmico e conduziu esta operação em resposta ao apelo para atingir os cidadãos [dos países] da coligação internacional" que combate o EI na Síria e no Iraque.

Chérif Chekatt foi abatido esta quinta-feira à noite pela polícia francesa. A cadeia de televisão BFM-TV noticiou que Chekatt foi morto no bairro de Neudorf, onde se tinha refugiado depois do ataque que fez três mortos e 13 feridos, segundo o mais recente balanço.

A operação policial de que resultou a morte do atacante, de 29 anos, que na terça-feira à noite, abriu fogo sobre as pessoas que se encontravam no mercado de Natal de Estrasburgo, gritando "Allah Akbar!" ("Deus é grande!"), foi a segunda de hoje [quinta-feira], após a detenção de uma quinta pessoa com ele relacionada.

Os pais do autor do tiroteio e dois dos seus irmãos tinham já sido detidos na noite de terça para quarta-feira.

Até agora, a morte de Chekatt não foi oficialmente confirmada pela polícia, embora uma fonte policial citada pela agência noticiosa francesa AFP tenha declarado: "Ele disparou sobre uma equipa de polícias de segurança pública que ripostou".

Três dos 13 feridos do atentado saíram esta quinta-feira do hospital e outros três encontram-se "entre a vida e a morte", indicou o ministro do Interior francês, Christophe Castaner.

Mais de 700 efetivos policiais procuravam Chekatt desde o atentado e várias operações tinham já sido realizadas em Neudorf, bairro do sul de Estrasburgo onde ele cresceu.

Recomendados para si

Seja sempre o primeiro a saber.
Acompanhe o site eleito pelo segundo ano consecutivo Escolha do Consumidor.
Descarregue a nossa App gratuita.

Apple Store Download Google Play Download

Campo obrigatório