Meteorologia

  • 07 JUNHO 2023
Tempo
21º
MIN 19º MÁX 25º

Estado Islâmico reivindicou atentado de Estrasburgo

O autor do atentado que ocorreu na terça-feira à noite em Estrasburgo, França, no qual morreram pelo menos três pessoas, é um "soldado" do Estado Islâmico (EI), anunciou hoje a agência de propaganda daquele grupo extremista, Amaq.

Estado Islâmico reivindicou atentado de Estrasburgo

Num comunicado da Amaq, citado pelo grupo de monitorização de redes extremistas SITE, Chérif Chekatt "fazia parte dos soldados do Estado Islâmico e conduziu esta operação em resposta ao apelo para atingir os cidadãos [dos países] da coligação internacional" que combate o EI na Síria e no Iraque.

Chérif Chekatt foi abatido esta quinta-feira à noite pela polícia francesa. A cadeia de televisão BFM-TV noticiou que Chekatt foi morto no bairro de Neudorf, onde se tinha refugiado depois do ataque que fez três mortos e 13 feridos, segundo o mais recente balanço.

A operação policial de que resultou a morte do atacante, de 29 anos, que na terça-feira à noite, abriu fogo sobre as pessoas que se encontravam no mercado de Natal de Estrasburgo, gritando "Allah Akbar!" ("Deus é grande!"), foi a segunda de hoje [quinta-feira], após a detenção de uma quinta pessoa com ele relacionada.

Os pais do autor do tiroteio e dois dos seus irmãos tinham já sido detidos na noite de terça para quarta-feira.

Até agora, a morte de Chekatt não foi oficialmente confirmada pela polícia, embora uma fonte policial citada pela agência noticiosa francesa AFP tenha declarado: "Ele disparou sobre uma equipa de polícias de segurança pública que ripostou".

Três dos 13 feridos do atentado saíram esta quinta-feira do hospital e outros três encontram-se "entre a vida e a morte", indicou o ministro do Interior francês, Christophe Castaner.

Mais de 700 efetivos policiais procuravam Chekatt desde o atentado e várias operações tinham já sido realizadas em Neudorf, bairro do sul de Estrasburgo onde ele cresceu.

Recomendados para si

Seja sempre o primeiro a saber.
Sétimo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online.
Descarregue a nossa App gratuita.

Apple Store Download

;
Campo obrigatório