Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
19º
MIN 13º MÁX 19º

Merkel alinha com pares da UE negando possibilidade de renegociar saída

A chanceler alemã, Angela Merkel, alinhou hoje pelo discurso dos seus pares ao afirmar, em Bruxelas, que o acordo de saída fechado com o Reino Unido não é negociável.

Merkel alinha com pares da UE negando possibilidade de renegociar saída
Notícias ao Minuto

15:44 - 13/12/18 por Lusa

Mundo Brexit

"Penso que o acordo de saída foi muito bem negociado e não vejo como podemos voltar a alterá-lo", disse Merkel, à entrada para a reunião do Conselho Europeu.

A chanceler adiantou, no entanto, que os 27 poderão considerar a possibilidade de avançarem com "garantias suplementares".

"Podemos, claro, conversar sobre se devem haver garantias adicionais, mas os 27 Estados-membros estarão muito unidos neste aspeto e clarificar os seus interesses", acrescentou.

A chanceler salientou que os 27 querem manter relações "muito, muito boas" com o Reino Unido, depois da saída deste do bloco europeu.

Os chefes de Estado e de Governo da União Europeia reúnem-se, entre hoje e sexta-feira, em Bruxelas, no último Conselho Europeu do ano, que volta a ter em agenda a questão do 'Brexit'.

Na segunda-feira, Theresa May decidiu adiar a votação do acordo do 'Brexit' no parlamento britânico, por admitir que o mesmo seria rejeitado por "larga margem", tendo-se deslocado a Bruxelas na terça-feira para discutir com os líderes europeus formas de obter "garantias adicionais" sobre os termos do mecanismo de salvaguarda previsto para evitar o regresso de uma fronteira na ilha da Irlanda, o tema mais difícil das negociações e que originou as maiores divergências.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório