Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
13º
MIN 13º MÁX 19º

Brexit: Há margem para "melhor interpretação" mas não para renegociação

O primeiro-ministro austríaco, Sebastian Kurz, disse hoje em Bruxelas haver margem para "uma melhor interpretação" sobre o acordo com o Reino Unido dobre o 'Brexit', mas recusou a hipótese de nova negociação.

Brexit: Há margem para "melhor interpretação" mas não para renegociação
Notícias ao Minuto

14:37 - 13/12/18 por Lusa

Mundo Sebastian Kurz

"Há espaço para discutirmos a relação futura [com o Reino Unido] e para uma melhor interpretação sobre o que já acordámos", disse Kurz, em declarações aos jornalistas à entrada para a última cimeira da presidência semestral austríaca.

Sebastian Kurz foi, no entanto, categórico a reiterar que "não haverá nova negociação sobre o acordo de saída", salientando esperar que a sua homóloga britânica, Theresa May, apresente o texto já acordado para votação no Parlamento.

"Ambos queremos o mesmo: evitar um cenário de 'não acordo' (no deal)", sublinhou o líder austríaco, adiantando considerar que o consenso a que os 27 chegaram com May "é bom".

Os chefes de Estado e de Governo da União Europeia reúnem-se, entre hoje e sexta-feira, em Bruxelas, no último Conselho Europeu do ano, que volta a ter em agenda a questão do 'Brexit'.

Na segunda-feira, Theresa May decidiu adiar a votação do acordo do 'Brexit' no parlamento britânico, por admitir que o mesmo seria rejeitado por "larga margem", tendo-se deslocado a Bruxelas na terça-feira para discutir com os líderes europeus formas de obter "garantias adicionais" sobre os termos do mecanismo de salvaguarda previsto para evitar o regresso de uma fronteira na ilha da Irlanda, o tema mais difícil das negociações e que originou as maiores divergências.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório