Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
MIN 8º MÁX 15º

May não espera "progresso imediato" no encontro com os 27

A primeira-ministra britânica assumiu hoje não esperar "um progresso imediato" sobre o 'Brexit' na cimeira europeia, mas sim que os 27 comecem a trabalhar tão rápido quanto possível para proporcionar as garantias adicionais requeridas pelo parlamento britânico.

May não espera "progresso imediato" no encontro com os 27
Notícias ao Minuto

14:05 - 13/12/18 por Lusa

Mundo Reino Unido

"Não espero um progresso imediato, mas sim que possamos trabalhar tão rápido quanto possível nas garantias adicionais necessárias", admitiu Theresa May, em declarações à entrada para o Conselho Europeu, que decorre entre hoje e sexta-feira em Bruxelas.

Horas após ter 'sobrevivido' a uma moção de censura interna do Partido Conservador à sua liderança, May recordou o dia "difícil", no qual ouviu "alto e bom som" as preocupações dos deputados no parlamento britânico, preocupações essas que irá transmitir hoje ao jantar aos seus parceiros europeus.

"O que venho aqui dizer hoje aos líderes europeus é aquilo que penso ser necessário para o acordo ser aprovado [pela Câmara dos Comuns]. Apresentar-lhes-ei aquelas que considero serem as garantias políticas e legais necessárias para convencer os parlamentares", elucidou.

Na passada segunda-feira, Theresa May decidiu adiar a votação do acordo do 'Brexit' no parlamento britânico, por admitir que o mesmo seria rejeitado por "larga margem", tendo-se deslocado a Bruxelas na terça-feira para discutir com os líderes europeus formas de obter "garantias adicionais" sobre os termos do mecanismo de salvaguarda previsto para evitar o regresso de uma fronteira na ilha da Irlanda, o tema mais difícil das negociações e que originou as maiores divergências.

A primeira-ministra britânica chegou à sede do Conselho num momento em que o primeiro-ministro luxemburguês dizia aos jornalistas aquilo que todos os chefes de Estado e de Governo dos restantes 27 Estados-membros da UE têm afirmado à chegada à cimeira: há espaço para clarificações, mas não para renegociação do acordo de saída.

Xavier Bettel interrompeu mesmo as suas declarações para cumprimentar a primeira-ministra britânica.

"Acabei de afirmar que estamos prontos para ajudar", disse o chefe de Governo luxemburguês a Theresa May, depois de ter declarado à impressa que a UE a 27 está disposta a "clarificar alguns pontos, mas não a renegociar", até porque "o tempo não o permite".

Pouco antes, chegara o Presidente da Roménia, o país que a partir de 01 de janeiro assegura a presidência rotativa do Conselho da União Europeia no primeiro semestre de 2019, durante o qual se concretizará o 'Brexit', agendado para 29 de março.

"O acordo alcançado é um bom acordo. Há margem para clarificá-lo, interpretá-lo, mas não para renegociá-lo. O meu conselho é: aceitem-no", declarou Klaus Iohannis.

Já o primeiro-ministro holandês, Mark Rutte -- com quem May se reuniu na terça-feira, em Haia -, defendeu que o mais importante na discussão de hoje é "desmistificar toda esta questão do 'backstop' da Irlanda do Norte", que ninguém na Europa quer vir um dia a ativar.

"Ninguém no seu juízo perfeito na UE o quer ativar, mas precisamos de tê-lo, porque se em 2021 ou 2022 não houver ainda acordo sobre a futura relação (entre Reino Unido e UE), é necessário termos a garantia de que a situação na Irlanda se manterá estável. Por isso é que é necessário o 'backstop', mas ninguém o quer acionar", sublinhou.

Segundo Rutte, que também vincou que é impossível reabrir negociações, a questão passa por "colocar no papel" as clarificações reclamadas por Londres, e a discussão a 27 resumir-se-á à forma como tal pode ser concretizado.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório