Meteorologia

  • 23 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 13º MÁX 24º

PSOE na Andaluzia prevê que extrema-direita suba a nível nacional

A presidente socialista do Governo da Andaluzia, Susana Díaz, está convencida de que a extrema-direita espanhola vai repetir em maio, a nível nacional, o bom resultado eleitoral que conseguiu nas eleições regionais de há uma semana nesta região.

PSOE na Andaluzia prevê que extrema-direita suba a nível nacional
Notícias ao Minuto

15:45 - 12/12/18 por Lusa

Mundo Susana Díaz

Numa conversa com os jornalistas estrangeiros em Madrid, Susana Díaz explicou que o partido Vox ainda não conseguiu uma boa votação nos bairros operários onde há descontentamento, como acontece com a Frente Nacional em França.

Na Andaluzia "começaram a entrar nessas zonas operárias onde há maior descontentamento, mas não com a força com que podem entrar", disse a líder socialista andaluza, acrescentando que "prevê" que em Madrid, nas próximas eleições, vão "entrar com maior contundência".

Nas eleições na Comunidade Autónoma da Andaluzia realizadas a 02 de dezembro, o PSOE (Partido Socialista Operário Espanhol) foi o partido mais votado com 27,95% dos votos, menos sete pontos percentuais do que em 2015, mas arrisca-se a perder o Governo regional, depois de 36 anos no poder.

O total dos partidos de centro-direita conseguiu obter a maioria absoluta dos lugares no parlamento regional, nomeadamente com chegada do Vox, de extrema-direita, que passou de 0,46% (2015) para 10,97%.

"Em Madrid, o fenómeno nesses bairros [operários] vai ser mais forte do que foi na Andaluzia", repetiu Susana Díaz.

A líder regional explicou os maus resultados da esquerda nas eleições andaluzas com a desmobilização dos eleitores de esquerda face aos apelos dos partidos de direita para o Governo de Madrid ter uma posição mais firme em relação à chegada de migrantes e ao desafio independentista na Catalunha.

As eleições regionais são vistas como um teste para as europeias, autonómicas e autárquicas que se vão realizar no próximo 26 de maio.

O executivo nacional liderado por Pedro Sánchez tem tido dificuldade em aprovar as suas políticas em Madrid e esperava obter uma indicação de aumento do apoio popular que lhe permitisse, eventualmente, antecipar as eleições legislativas previstas para junho de 2020, o que não aconteceu.

Nas eleições de 02 de dezembro na Andaluzia, o PSOE obteve 27,95% dos votos (antes tinha 35,41%), o Partido Popular (direita) 20,75% (26,74%), Cidadãos (direita liberal) 18,27% (9,28%), Adelante Andalucia (extrema-esquerda) 16,18% (21,18%) e o Vox 10,97 (0,46%).

Em termos assentos no parlamento regional, de 109 lugares, o PSOE passou de 47 para 33 deputados regionais, o PP de 33 para 26, o Cidadãos de nove para 21, Adelante Andalucia de 20 para 17 e o Vox tem pela primeira vez 12.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório