Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
19º
MIN 13º MÁX 19º

Juncker ouviu "atentamente" May, mas decisões só na cimeira

O presidente da Comissão Europeia, Jean-Claude Juncker, ouviu "atentamente" as preocupações da primeira-ministra britânica, Theresa May, disse hoje o porta-voz do executivo comunitário, remetendo, contudo, esclarecimentos adicionais sobre os próximos passos para o Conselho Europeu.

Juncker ouviu "atentamente" May, mas decisões só na cimeira
Notícias ao Minuto

12:15 - 12/12/18 por Lusa

Mundo Brexit

"Na noite passada, o presidente Juncker encontrou-se com Theresa May. A primeira-ministra veio explicar a situação atual no Reino Unido e transmitiu as preocupações manifestadas pelo parlamento britânico, indicando que gostaria de abordá-las em cooperação com os seus homólogos europeus e com as instituições europeias", declarou Margaritis Schinas.

O porta-voz comunitário, que falava na conferência de imprensa diária da instituição em Bruxelas, detalhou que no encontro de terça-feira à noite, convocado de urgência após Theresa May ter adiado a votação do acordo de saída do Reino Unido da União Europeia (UE) no parlamento britânico, Jean-Claude Juncker ouviu "atentamente" estas preocupações.

"Os próximos passos terão de ser discutidos amanhã no Conselho Europeu", limitou-se a comentar em resposta a todas as questões sobre possíveis cenários futuros sobre o 'Brexit'.

O presidente do Conselho Europeu, Donald Tusk, decidiu convocar para quinta-feira, primeiro dos dois dias da cimeira europeia, uma reunião de chefes de Estado e de Governo da UE sobre o 'Brexit', que incluirá uma discussão sobre o cenário de "não-acordo".

Sobre o facto de May ir enfrentar hoje uma moção de censura interna do partido Conservador à sua liderança, Schinas lembrou que a Comissão Europeia não comenta questões de política interna dos Estados-membros e "muito menos" um procedimento interno de um partido.

O porta-voz comunitário assumiu não estar "ciente" se o presidente da Comissão Europeia e a chefe do Governo britânico abordaram a moção de censura, mas disse acreditar que tal não aconteceu.

Instado a comentar a hipótese de o interlocutor da Comissão Europeia nas negociações do 'Brexit' ser alterado, caso Theresa May 'sucumba' à moção de censura interna, Schinas frisou que Jean-Claude Juncker tem "reiteradamente expressado o seu apoio" à primeira-ministra britânica e "ao papel que ela desempenha num processo difícil".

A primeira-ministra britânica, Theresa May, vai enfrentar hoje uma moção de censura interna do partido Conservador à sua liderança, anunciou hoje um membro do partido.

A votação está prevista para hoje, entre as 18:00 e as 20:00 (mesma hora em Lisboa), sendo os votos contados "imediatamente depois e um anúncio será feito o mais breve possível.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório