Meteorologia

  • 19 MARçO 2024
Tempo
12º
MIN 12º MÁX 21º

'Caça' ao homem. Alemanha reforça controlo de fronteiras com a França

A polícia alemã intensificou o controlo nos postos fronteiriços com a França após o atentado de terça-feira num mercado de natal em Estrasburgo, que causou três mortos e 13 feridos e cujo autor continua a monte.

'Caça' ao homem. Alemanha reforça controlo de fronteiras com a França
Notícias ao Minuto

09:26 - 12/12/18 por Lusa

Mundo Polícia

"O autor do atentado no mercado de natal em Estrasburgo permanece fugido. Mantêm-se os controlos na fronteira germano-francesa [repostos na noite de terça-feira], pelo que podem continuar a registar-se tempos de espera nas passagens fronteiriças", alertou hoje a polícia através da sua conta oficial na rede social Twitter.

Os controlos estão também a ser reforçados nos transportes públicos, tendo sido, entretanto, reposta a circulação do comboio transfronteiriço D, suspensa na noite de terça-feira, segundo a imprensa.

Por outro lado, o Ministério dos Negócios Estrangeiros da Alemanha atualizou hoje as recomendações para as pessoas que queiram viajar para França.

"Na noite de 11 de dezembro de 2018 aconteceu um atentado contra um mercado de natal em Estrasburgo que fez vítimas mortais e feridos. Foi decretado o nível máximo de alerta e intensificaram-se os controlos fronteiriços. Pede-se aos viajantes que sejam especialmente prudentes e sigam estritamente as indicações das forças de segurança", pode ler-se na página 'online' do ministério.

O titular do Ministério dos Negócios Estrangeiros, Heiko Maas, manifestou através da sua conta no Twitter profunda consternação e expressou condolências aos familiares das vítimas.

"Faremos tudo para apoiar os nossos amigos franceses", escreveu.

O ataque no mercado de natal de Estrasburgo, na terça-feira à noite, provocou pelo menos três mortos e 13 feridos, seis dos quais em estado crítico, segundo informações das autoridades francesas.

Anteriormente, a polícia francesa indicara quatro mortos, mas o balanço foi revisto sem explicação.

Não foram divulgadas quaisquer informações sobre a identidade das vítimas.

As forças de segurança montaram uma operação de caça ao homem para tentar deter o autor do ataque, que ficou ferido numa troca de tiros com um soldado antes de abandonar o local.

O Ministério Público francês abriu uma investigação por homicídio e tentativa de homicídio relacionada com uma organização terrorista, assim como por associação terrorista.

O Governo francês elevou o nível de alerta no país para "emergência por atentado", com um reforço de controlo nas fronteiras, aumento de segurança nos mercados de Natal e mobilização de meios envolvidos no dispositivo antiterrorismo.

A cidade de Estrasburgo, localizada no nordeste da França, junto à fronteira com a Alemanha, acolhe a sede do Parlamento Europeu.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório