Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
12º
MIN 8º MÁX 15º

Theresa May vai enfrentar desafio à liderança com "tudo o que tem"

A primeira-ministra britânica enfrentará hoje uma moção movida por deputados do próprio partido.

Theresa May vai enfrentar desafio à liderança com "tudo o que tem"
Notícias ao Minuto

08:55 - 12/12/18 por Pedro Filipe Pina

Mundo Reino Unido

É mais um dia difícil para Theresa May na liderança do governo britânico. Esta quarta-feira, entre as 18h e as 20h, a primeira-ministra britânica irá enfrentar uma moção de censura movida por deputados do próprio partido.

Os conservadores vão levar a cabo uma votação secreta na Câmara dos Comuns. Se a votação for nesse sentido, a liderança de May poderá chegar ao fim já hoje.

Numa primeira reação de que a BBC dá conta, a ainda líder dos conservadores adianta que irá enfrentar "com tudo o que tem" este novo desafio.

Esta moção que pode ditar a 'queda' de May acontece numa altura em que crescem dúvidas sobre o processo de Brexit.

A líder britânica defende que uma eleição interna "não vai mudar os fundamentos das negociações ou a aritmética parlamentar". 

"Semanas de 'guerras internas' vão criar só mais divisão precisamente quando devíamos estar juntos para defender o nosso país", defendeu.

Com a data limite (29 de março) a aproximar-se, May acredita que uma nova liderança iria implicar o adiamento do Brexit. 

A primeira-ministra britânica tinha uma viagem marcada para Dublin esta quarta-feira, precisamente com o Brexit na agenda, mas adiou-a para enfrentar a moção. May diz-se "pronta para terminar o trabalho".

May adiou esta semana a votação no parlamento britânico do plano já acordado com a União Europeia. A votação do acordo nesta fase iria muito provavelmente ditar uma derrota estrondosa para a líder britânica. Para o evitar, May levou a cabo um pequeno périplo europeu com o intuito de conseguir "garantias adicionais" que facilitassem a aprovação do acordo.

Nesta fase, May enfrenta contestação da oposição, mas acima de tudo há divisões internas no seio do próprio partido que fragilizam ainda mais um governo que tem sofrido com o desgaste provocado pelo processo de Brexit.

Dia 29 de março o Reino Unido estará oficialmente fora da União Europeia, resta perceber em que condições - e, neste momento, se ainda será May a liderar o país quando se der a transição.

[Notícia atualizada às 9h10]

Recomendados para si

;
Campo obrigatório