Meteorologia

  • 12 DEZEMBRO 2019
Tempo
14º
MIN 10º MÁX 16º

Edição

Eurodeputados saem do Parlamento Europeu após tiroteio

Os eurodeputados, confinados desde o início da noite de terça-feira no Parlamento Europeu em Estrasburgo após um tiroteio que matou pelo menos três pessoas, começaram a sair do edifício após as 02:00 de hoje (01:00 em Lisboa).

Eurodeputados saem do Parlamento Europeu após tiroteio

A saída dos eurodeputados aconteceu logo após o presidente do Parlamento Europeu (PE), Antonio Tajani, ter anuncido o lançamento de um plano de evacuação em cooperação com a polícia francesa.

Uma hora depois, funcionários e eurodeputados foram escoltados pela polícia em autocarros e carrinhas para o centro da cidade, segundo a agência de notícias France-Presse.

O parlamento ficou confinado desde o começo da noite, após um tiroteio no centro de Estrasburgo, a poucos quilómetros da instituição europeia localizada no norte da cidade.

O ataque no Mercado de Natal de Estrasburgo, na terça-feira à noite, provocou pelo menos três mortos e 12 feridos, seis dos quais em estado crítico, anunciou hoje de madrugada o ministro do Interior francês, Christophe Castaner.

Anteriormente, a polícia francesa indicara quatro mortos, mas o balanço foi revisto sem explicação.

Não foram divulgadas quaisquer informações sobre a identidade das vítimas.

As forças de segurança montaram uma operação de caça ao homem para tentar deter o autor do ataque, que ficou ferido numa troca de tiros com um soldado antes de abandonar o local.

O Ministério Público francês abriu uma investigação por homicídio e tentativa de homicídio relacionada com uma organização terrorista, assim como por associação terrorista.

O Governo francês elevou o nível de alerta no país para "emergência por atentado", com um reforço de controlo nas fronteiras, aumento de segurança nos mercados de Natal e mobilização de meios envolvidos no dispositivo antiterrorismo.

A cidade de Estrasburgo, localizada no nordeste da França, junto à fronteira com a Alemanha, acolhe a sede do Parlamento Europeu.

Recomendados para si

Seja sempre o primeiro a saber.
Acompanhe o site eleito pelo segundo ano consecutivo Escolha do Consumidor.
Descarregue a nossa App gratuita.

Apple Store Download Google Play Download

Campo obrigatório