Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
15º
MIN 11º MÁX 18º

Ex-diplomata canadiano detido na China

Michael Kovrig trabalhou como diplomata em Beijing, Hong Kong e nas Nações Unidas.

Ex-diplomata canadiano detido na China
Notícias ao Minuto

16:55 - 11/12/18 por Notícias Ao Minuto

Mundo Tensão

Um antigo diplomata canadiano, Michael Kovrig, terá sido detido na China. A informação foi confirmada pela empresa para a qual trabalha atualmente, o Grupo Internacional de Crises, dando conta de que estão a trabalhar para garantir a sua libertação "rápida e segura", conta a BBC.

Os detalhes do caso ainda estão por apurar, mas esta detenção surge dias após a diretora financeira da empresa chinesa de telecomunicações Huawei ter sido detida no Canadá, a pedido dos Estados Unidos, e que fez aumentar as tensões entre o Canadá e a China. Não resulta claro, no entanto, se os dois casos estão interligados.

Michael Kovrig trabalhou como diplomata em Beijing, em Hong Kong e nas Nações Unidas, em Nova Iorque. Estando desde fevereiro de 2017 como consultor sénior do Grupo Internacional de Crises, um think tank com sede em Bruxelas que se foca em investigação para a redução de conflitos. Trabalhou ainda no ministério dos Negócios Estrangeiros canadiano entre 2010 e 2016.

A razão exata para a prisão do homem não ficou clara de imediato.

No caso da diretora financeira da Huawei, esta foi acusada na sexta-feira de fraude, após ter comparecido perante um juiz de Vancouver, no Canadá. Segundo documentos apresentados na audiência no tribunal de Vancouver, Meng Wanzhou foi detida por suspeita de ter mentido sobre uma filial da empresa, para poder aceder ao mercado iraniano, violando sanções norte-americanas e enfrenta um máximo de 30 anos de prisão. A China já exigiu que o Canadá liberte a mulher e os Estados Unidos procuram que esta seja extraditada.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório