Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
19º
MIN 13º MÁX 19º

PE adia debate na expetativa da votação do acordo no parlamento britânico

O Parlamento Europeu (PE) adiou hoje o debate sobre o ponto da situação do 'Brexit', na sequência do adiamento da votação no parlamento britânico do acordo de saída do Reino Unido da União Europeia (UE).

PE adia debate na expetativa da votação do acordo no parlamento britânico
Notícias ao Minuto

14:53 - 11/12/18 por Lusa

Mundo Brexit

No início da sessão da tarde em Estrasburgo (França), foi anunciado que o debate sobre o 'Brexit' será adiado, sem que tenha sido avançada a nova data.

Estava previsto que o PE fizesse, na quarta-feira de manhã, o ponto da situação do 'Brexit' e discutisse o caminho a seguir após a votação, no dia anterior, do acordo de saída do Reino Unido da UE na Câmara dos Comuns.

Na segunda-feira, a primeira-ministra britânica, Theresa May, admitindo que o acordo seria rejeitado por "larga margem" na votação agendada para hoje, anunciou que a votação foi adiada para tentar obter "garantias adicionais" de Bruxelas sobre a Irlanda do Norte.

A chefe do Governo acrescentou que iria dialogar com os líderes europeus antes da cimeira desta semana para tentar esclarecer os termos do mecanismo de salvaguarda previsto para evitar o regresso de uma fronteira na ilha da Irlanda, o tema mais difícil das negociações e que originou as maiores divergências.

May será recebida ao final da tarde, em Bruxelas, pelo presidente do Conselho Europeu, Donald Tusk, e pelo presidente da Comissão Europeia, Jean-Claude Juncker, tendo também previsto um périplo por diversos países europeus, nomeadamente Holanda e Alemanha, onde esteve hoje.

Após o anúncio do adiamento da votação, o presidente do Conselho Europeu anunciou que decidiu convocar para quinta-feira, primeiro dos dois dias da cimeira europeia, uma reunião de chefes de Estado e de Governo da UE sobre o 'Brexit', que incluirá uma discussão sobre o cenário de "não-acordo".

Recomendados para si

;
Campo obrigatório