Meteorologia

  • 24 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 12º MÁX 24º

Catalunha: Governo central avisa que pode intervir se polícia não atuar

O governo espanhol avisou as autoridades da Catalunha de que irá enviar forças da polícia nacional para garantir a segurança, caso as autoridades regionais não consigam assegurar o fim dos cortes de tráfego em autoestradas por manifestantes pró-independência.

Catalunha: Governo central avisa que pode intervir se polícia não atuar
Notícias ao Minuto

13:19 - 11/12/18 por Lusa

Mundo Autoridades

A advertência é feita na sequência de uma série de bloqueios em autoestradas da Comunidade Autónoma, durante mais de 15 horas, no sábado passado.

Os chamados CDR (Comités de Defesa da República) também levantaram, no domingo, as cancelas das portagens, permitindo a passagem de carros sem pagar.

Três ministros do Governo central enviaram cartas na segunda-feira ao fim do dia a pedir ao executivo regional para explicar as razões que levaram os Mossos d'Esquadra, a polícia regional controlada pelas autoridades de Barcelona, a não intervir.

Os partidos independentistas catalães voltaram a ganhar as últimas eleições, há quase um ano, e continuam a ser responsáveis pelo Governo regional.

Apesar dos esforços do Governo central socialista, no poder desde junho último, para iniciar o diálogo entre as duas partes, as autoridades regionais continuam a defender a independência.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório