Procurar

Chefe da Guarda Nacional russa apresenta queixa contra o opositor Navalny

O comandante da Guarda Nacional russa, Viktor Zolotov, apresentou hoje uma queixa contra o principal opositor do Kremlin, Alexeï Navalny, que já tinha desafiado para um duelo em setembro, depois de este o ter acusado de corrupção.

Chefe da Guarda Nacional russa apresenta queixa contra o opositor Navalny

© Reprodução/ Youtube

Lusa
11/12/2018 13:14 ‧ há 6 anos por Lusa

Mundo

Rússia

A queixa por difamação foi apresentada num tribunal moscovita para "defender a honra, a dignidade e a reputação profissional" de Viktor Zolotov, que reclama um milhão de rublos (cerca de 13,200 euros) de indemnização ao opositor, indicou à agência France-Presse o seu advogado, Chota Gorgadze.

"Nos últimos dois ou três meses, Navalny divulgou várias publicações na Internet, incluindo vídeos, nos quais acusa o general Zolotov de saquear a Guarda nacional", explicou o advogado, afirmando que estas acusações "dão uma falsa impressão" do comandante aos russos.

"O tribunal é a plataforma ideal para que cada parte justifique a sua posição. Se Navalny tem provas das suas declarações estrondosas, então que venha apresentá-las", acrescentou Chota Gorgadze.

No fim do mês de agosto, Alexeï Navalny publicou no Youtube um vídeo no qual acusava Viktor Zolotov de ter enriquecido ao sobrefaturar a compra de produtos alimentares para a Guarda Nacional, assegurando que este é "muito rico" e que a sua família possui diversas e luxuosas propriedades.

"Tem muita piada. Ontem, o FSB (serviços de segurança russos) confirmou as conclusões da nossa investigação e qualificou o contrato da Guarda Nacional para a compra de produtos alimentares de "potencialmente sujeito à corrupção". E hoje, o chefe da Guarda nacional apresenta uma queixa contra mim. Porque não apresentou queixa contra o FSB? Não faz mal, direi isto tudo em tribunal", reagiu Alexeï Navalny na rede social 'Twitter'.

Viktor Zolotov tomou o cargo de chefia da Guarda nacional, resultante de uma reorganização das forças do ministério do Interior, na data da sua criação, em 2016.

A instituição é encarregue de lutar contra o terrorismo e o crime organizado, mas também de garantir a ordem pública.

Viktor Zolotov já tinha provocado Alexeï Navalny em duelo no passado mês de setembro, depois das primeiras acusações dirigidas contra ele, ameaçando e insultando o opositor do Kremlin num vídeo publicado na conta do Youtube da Guarda Nacional russa.

 

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com

Recomendados para si

Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

IMPLICA EM ACEITAÇÃO DOS TERMOS & CONDIÇÕES E POLÍTICA DE PRIVACIDADE

Mais lidas

1

2

3

4

5

6

7

8

9

10