Meteorologia

  • 24 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 12º MÁX 24º

Christie é forte candidato para ser novo chefe de gabinete da Casa Branca

O antigo governador volta a ver o seu nome associado a uma posição na administração Trump.

Christie é forte candidato para ser novo chefe de gabinete da Casa Branca
Notícias ao Minuto

23:56 - 10/12/18 por Fábio Nunes

Mundo Estados Unidos

Depois de ter sido confirmado que John Kelly vai abandonar o cargo de chefe de gabinete da Casa Branca no final do ano, sabe-se que Donald Trump já está a analisar candidatos a ocuparem esta importante posição. O presidente escreveu no Twitter que está prestes a entrevistar “grandes pessoas”.

O primeiro nome a destacar-se até foi o de Nick Ayers, o chefe de gabinete do vice-presidente Mike Pence. Algo a que Trump até fez referência nesse mesmo tweet. Mas a CNN revela que Ayers terá recusado substituir John Kelly e entre os candidatos favoritos a estação televisiva destaca o nome de Chris Christie, o antigo governador republicano de New Jersey e um dos apoiantes de Trump desde o período da campanha para as presidenciais de 2016.

Não é a primeira vez que Chris Christie tem a possibilidade de assumir um cargo na administração Trump. Foi preterido pelo presidente para ser procurador-geral dos Estados Unidos, que optou por escolher Jeff Sessions. Mas quando Sessions apresentou a demissão a pedido de Trump circularam rumores de que o presidente teria convidado Christie para o substituir. O antigo governador também recusou liderar a Segurança Nacional e ser embaixador norte-americano em Itália.

Christ Christie foi governador do estado de New Jersey entre 2010 e 2018. Esse período ficou marcado pelo escândalo Bridgegate no qual vias de acesso à ponte George Washington foram encerradas em setembro de 2013. Christie não foi acusado de cometer qualquer crime relacionado com o Bridgegate mas o seu nome ficou associado a esta polémica. 

Steve Mnuchin, atual secretário do Tesouro, Mick Mulvaney, diretor do orçamento da Casa Branca, Robert Lighthizer, representante do Comércio dos Estados Unidos, são outros dos nomes apontados à posição de chefe de gabinete da Casa Branca. 

Recomendados para si

;
Campo obrigatório