Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
18º
MIN 13º MÁX 19º

May reúne-se terça-feira com Angela Merkel e Mark Rutte

A primeira-ministra britânica vai reunir-se na terça-feira com a chanceler alemã, Angela Merkel, após um primeiro encontro em Haia com o homólogo holandês, Mark Rutte, anunciou hoje o gabinete de Theresa May.

May reúne-se terça-feira com Angela Merkel e Mark Rutte
Notícias ao Minuto

22:49 - 10/12/18 por Lusa

Mundo Encontro

A chefe do governo cancelou a reunião semanal do conselho de ministros para fazer a viagem ao continente europeu, onde tem prevista uma série de encontros com líderes para renegociar alguns dos termos no acordo de saída do Reino Unido da União Europeia.

Theresa May anunciou hoje que o voto ao documento previsto para terça-feira seria adiado para data incerta devido ao risco de ser chumbado, mostrando-se disposta a conseguir "garantias adicionais".

Em causa esta a solução de salvaguarda, conhecida por 'backstop', criada para evitar o regresso de uma fronteira física entre a Irlanda do Norte e a República da Irlanda, criticada por dezenas de deputados do partido Conservador.

Adeptos e opositores ao Brexit revoltaram-se contra o mecanismo, que pode ser ativado caso não exista um acordo sobre as relações futuras no final de 2020, por causa do risco de deixar o pais "indefinidamente" numa união aduaneira sem o poder de sair unilateralmente.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório