Bruxelas aberta a dar garantias a May mas afasta renegociação do Brexit

Não se espera uma mensagem muito diferente da parte dos líderes europeus face à veiculada quando assinaram o acordo no mês passado.

Notícia

© iStock

Fábio Nunes
10/12/2018 17:22 ‧ 10/12/2018 por Fábio Nunes

Mundo

Reação

A União Europeia parece estar disposta a dar a Theresa May as garantias que procura, mas renegociar o acordo do Brexit estará fora de questão, adiantam fontes oficiais de Bruxelas à Bloomberg.

Esta segunda-feira May decidiu adiar a votação no parlamento sobre o acordo do Brexit que estava agendada para amanhã. A razão apontada para esta decisão está relacionada, principalmente, com a falta de consenso entre os deputados britânicos em torno do ‘backstop’ da fronteira da Irlanda do Norte. Bruxelas está disposta a reforçar as garantias a Londres de que não quer forçar um ‘backstop’ definitivo.

Mas, embora essa possibilidade esteja em cima da mesa, não tem obrigatoriedade legal e não deve representar uma grande mudança no acordo sobre o Brexit. Aliás, vai realizar-se uma reunião de líderes europeus em Bruxelas esta semana e não se espera uma mensagem diferente daquela que foi veiculada quando deram o ‘sim’ ao acordo do Brexit no mês passado. A mensagem de que não há outra versão possível para o acordo.

A porta-voz da Comissão Europeia, Mina Andreeva, já tinha descartado abertura para novas negociações em declarações aos jornalistas. “Não vamos renegociar. A nossa posição não mudou”.

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas