Meteorologia

  • 24 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 13º MÁX 24º

Governo espanhol condena Quim Torra por incitar a seguir exemplo esloveno

O Governo espanhol condenou hoje as declarações do presidente do Governo da Catalunha a incentivar a região a imitar a Eslovénia, que proclamou a independência ex-Jugoslávia em 1991 na sequência de um conflito violento.

Governo espanhol condena Quim Torra por incitar a seguir exemplo esloveno
Notícias ao Minuto

13:04 - 10/12/18 por Lusa

Mundo Catalunha

Numa entrevista a uma rádio, a porta-voz do executivo espanhol, Isabel Celaá, afirmou que as palavras do presidente do Governo da Catalunha, Quim Torra, a apostar na via eslovena para chegar à independência da região, "são absolutamente lamentáveis" e "insensatas".

Segundo Celaá, Torra esqueceu-se de "que houve dezenas de mortos e centenas de feridos" nesse conflito e que "não é ético nem moral sacrificar uma vida por uma ideia política".

A porta-voz acrescentou que o Governo independentista catalão "sabe bem que, se houver uma rutura da legalidade, o Governo espanhol intervirá".

"É uma linguagem que parece fazer um apelo à insurreição", disse por seu lado hoje o ministro espanhol dos Negócios Estrangeiros, Josep Borrell, em Bruxelas.

Na apresentação em Bruxelas, no sábado, do Conselho da República catalã, uma espécie de Governo paralelo no exílio, Quim Torra, no regresso de uma visita à Eslovénia, apelou aos catalães a seguir "a via eslovena" para conseguirem a sua independência.

"Os catalães já não têm medo. Eles [os espanhóis] não nos assustam. Não há marcha atrás no caminho para a liberdade. Os eslovenos decidiram ir em frente com todas as consequências [que isso significava]. Façamos como eles e estejamos prontos para tudo para viver em liberdade", disse Torra, de acordo com a conta na rede social Twitter do governo catalão.

Depois de um referendo favorável à independência e de negociações infrutíferas com Belgrado, o parlamento esloveno declarou unilateralmente a independência em 25 de junho de 1991.

A separação do país foi possível depois de um conflito armado de dez dias com o exército jugoslavo em que morreram 62 pessoas. Torra esteve na Eslovénia no verão de 1991.

A maior pate das forças políticas espanholas fizeram críticas e condenações semelhantes à do Governo espanhol, com o Partido Socialista (PSOE) a qualificar Quim Torra de "iluminado" e o Cidadãos (direita liberal) de "perigo público".

Por seu lado, o partido de extrema-direita Vox avançou que iria apresentar uma queixa por "incitação à rebelião".

Recomendados para si

;
Campo obrigatório