Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
14º
MIN 11º MÁX 18º

Nações Unidas propõem controlo conjunto de porto iemenita de Hodeida

O enviado especial das Nações Unidas para o Iémen propôs o abandono pelos rebeldes do porto estratégico de Hodeida no quadro de um cessar-fogo para criar um controlo conjunto da infraestrutura.

Nações Unidas propõem controlo conjunto de porto iemenita de Hodeida
Notícias ao Minuto

11:51 - 10/12/18 por Lusa

Mundo Iémen

A proposta consta de um documento divulgado hoje pela agência France-Presse, quando decorrem na Suécia conversações entre delegações das partes em conflito no Iémen.

Segundo o documento, a ONU propõe que a coligação pró-governamental sob comando saudita cesse as operações militares contra Hodeida em troca da retirada dos combatentes Huthis daquela cidade portuária.

O porto de Hodeida, por onde entra a maior parte da ajuda humanitária ao Iémen, será de seguida colocado sob tutela conjunta do Governo e dos rebeldes, com supervisão das Nações Unidas.

Os negociadores governamentais devem dar uma resposta durante o dia, indicaram membros da delegação, citados pela AFP.

A saída de Hodeida está no centro das discussões atualmente em curso na Suécia, sob os auspícios do mediador das Nações Unidas, o britânico Martin Griffiths.

A situação humanitária no Iémen deteriorou-se recentemente por causa da situação de insegurança em Hodeida, cidade portuária no Mar Vermelho por onde passam 70% das importações iemenitas, segundo o Programa Alimentar Mundial.

As forças pró-governamentais tentam, há mais de dois meses, retomar a cidade aos rebeldes, que são apoiados pelo Irão.

O Governo iemenita exige a retirada integral dos rebeldes do porto, acusando-os de o utilizarem para importar armas.

Segundo um responsável das Nações Unidas, Hodeida é a questão mais "difícil" em cima da mesa das conversações na Suécia.

A guerra no Iémen, que opõe os rebeldes Huthis, ajudados pelo Irão, às forças pró-governamentais, apoiadas militarmente por uma coligação internacional liderada pela Arábia Saudita, já causou mais de 10.000 mortos e mais de 56.000 feridos.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório