Tribunal Europeu diz que Reino Unido pode reverter Brexit unilateralmente

Decisão foi tomada esta segunda-feira.

Notícia

© iStock

Andrea Pinto
10/12/2018 08:21 ‧ 10/12/2018 por Andrea Pinto

Mundo

Saída

O Tribunal Europeu decidiu, esta segunda-feira, que o governo britânico pode reverter a sua decisão de abandonar a União Europeia de forma unilateral, avança a Reuters. Significa isto que pode tomar a sua decisão sem ter de consultar a opinião dos restantes 27 membros da UE.

A decisão do tribunal, com sede no Luxemburgo, foi anunciada um dia antes da data prevista para a votação do acordo com a União Europeia (UE) sobre a retirada do Reino Unido do bloco europeu no Parlamento britânico, no qual a primeira-ministra, Theresa May, não tem garantido o apoio necessário para aprová-lo.

A questão da revogação da decisão 'Brexit' foi levantada no TJUE no contexto de uma ação movida por políticos escoceses contra o Governo britânico, no início do mês.

Na audiência que teve lugar no Tribunal do Luxemburgo, os representantes eleitos argumentaram que o Parlamento britânico deveria, por si só, poder reverter o chamado processo do artigo 50.º.

O artigo 50.º do Tratado de Lisboa foi ativado pela primeira vez por Theresa May para dar início à saída do Reino Unido da União Europeia, altura em que se decretou que o dia 29 de março de 2019 seria o dia em se daria oficialmente a separação entre ambas as partes.

Embora a decisão não force o governo a fazer nada, o veredicto de hoje poderá ser aproveitado pelos apoiantes da continuidade do Reino Unido na Europa, que dizem que o processo de deixar a UE deve ser interrompido.

[Notícia em atualização]

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas