Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
20º
MIN 15º MÁX 21º

Pachinian lidera contagem de votos nas legislativas da Arménia

O bloco eleitoral do primeiro-ministro arménio, Nikol Pachinian, liderava hoje a contagem de votos, na sequência das eleições legislativas antecipadas convocadas pelo próprio, depois de ter liderado protestos, forçando a demissão do seu antecessor.

Pachinian lidera contagem de votos nas legislativas da Arménia
Notícias ao Minuto

23:43 - 09/12/18 por Lusa

Mundo Eleições

Quando estavam apurados os votos de 25% das secções eleitorais, o bloco liderado por Pachinian obteve 70,25% dos votos, anunciou a comissão eleitoral central.

O carismático Nikol Pashinian, 43 anos, que tomou posse em maio, convocou as eleições com o objetivo de reforçar o controlo do parlamento, dominado pelos seus adversários.

Pashinian, um antigo jornalista que se envolveu na política, liderou durante várias semanas as manifestações contra o governo então no poder há mais de dez anos.

Mas, Pashinian confrontava-se com um parlamento amplamente dominado pelo Partido Republicano do ex-Presidente Serge Sarkissian, o motivo essencial para a antecipação do escrutínio.

Em meados de outubro, Pashinian protagonizou uma manobra política ao anunciar a demissão e fez um acordo com os deputados para que chumbasse por duas vezes consecutivas a eleição de um novo chefe de governo, o pretexto para a dissolução do hemiciclo e a convocação das eleições antecipadas.

O escrutínio foi fixado para hoje, quando as próximas legislativas nesta ex-república soviética do Cáucaso do Sul estavam previstas para 2022.

Segundo os analistas, Pashinian, considerado como um herói nacional durante os protestos antigovernamentais da primavera, optou por convocar estas eleições num momento em que atingiu o topo da popularidade.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório