Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
21º
MIN 14º MÁX 21º

Rádio recusa passar música natalícia por considerá-la machista

A decisão está a gerar controvérsia, com pessoas a aplaudirem a iniciativa e outras a criticarem ferozmente a decisão da rádio norte-americana.

Rádio recusa passar música natalícia por considerá-la machista
Notícias ao Minuto

18:06 - 09/12/18 por Patrícia Martins Carvalho

Mundo Estados Unidos

Os responsáveis da emissora de rádio Star 102 de Cleveland, nos Estados Unidos, tomaram a decisão de banir da sua playlist a música ‘Baby It’s Cold Outside’ ('Querida, está frio lá fora'). Em causa, explicaram, a letra que vai contra os valores defendidos pelo movimento #MeToo, o que gerou reclamações por parte de vários ouvintes.

A música foi escrita em 1944 por Frank Loesser, que acabou por vender os direitos de reprodução à MGM, e a música saltou para as luzes da ribalta depois de ter feito parte da banda sonora do filme ‘Neptune’s Daughter’.

A letra da música é uma conversa entre um homem e uma mulher: ele tenta convencê-la a passar a noite em sua casa porque “está frio lá fora”, enquanto ela vai dando várias justificações pelas quais não pode ficar.

De acordo com a BBC, os ouvintes da Star 102 enviaram reclamações à emissora de rádio por considerarem a música machista e inapropriada aos dias de hoje, ainda para mais numa altura em que o movimento #metoo luta para acabar com o machismo e com a visão da mulher enquanto mero objeto sexual.

Opinião semelhante tem um dos locutores da emissora, uma vez que escreveu no blogue da rádio que a letra da música parece “manipuladora e inapropriada”.

“Esta música não tem lugar num mundo onde o movimento #MeToo finalmente conseguiu ouvir a voz das mulheres”, escreveu Glenn Anderson.

Embora a letra de ‘Baby It’s Cold Outside’ não seja natalícia, a música passa nas rádios norte-americanas nesta altura do ano devido ao frio que se faz sentir.

Aliás, vários artistas da atualidade já interpretaram o som escrito por Frank Loesser, como é o caso de Lady Gaga, Michael Bublé, Tom Jones, entre outros.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório