Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 15º MÁX 21º

Pelo menos três rebeldes mortos por forças de segurança indianas

Srinagar, Índia, 09 dez (Lusa) - Pelo menos três rebeldes foram mortos hoje por forças de segurança indianas, durante um tiroteio que durou quase 18 horas, nos arredores de Srinagar, principal cidade da Caxemira.

Pelo menos três rebeldes mortos por forças de segurança indianas
Notícias ao Minuto

08:14 - 09/12/18 por Lusa

Mundo Caxemira

O porta-voz paramilitar indiano, Sanjay Sharma, disse que os três rebeldes foram mortos, nos arredores de Srinagar, principal cidade da Caxemira.

Depois de terem recebido informações que alguns rebeldes estavam escondidos num bairro dos arredores de Srinagar, as forças de segurança indianas fizeram um cerco em torno daquela área, explicou Sanjay Sharma.

Os combates desencadearam protestos e confrontos anti-Índia e os moradores tentaram marchar para o local da batalha em solidariedade com os rebeldes.

As forças do Governo dispararam tiros de advertência e gás lacrimogéneo contra os manifestantes que atiravam pedras, não havendo até ao momento registo de vítimas ou feridos entre estes.

A Caxemira indiana, de maioria muçulmana, tem sido o principal ponto de discórdia entre a Índia e o Paquistão desde a criação de ambos os países em 1947 após a independência dos britânicos, tendo ocorrido duas guerras pela região e vários conflitos menores.

Ambos os países reclamam a posse da região no seu todo. A população de Caxemira é maioritariamente muçulmana (tal como o Paquistão) pelo que na região predomina um sentimento anti-Índia (de maioria hindu).

Vários grupos armados lutam pela independência de Caxemira face à Índia (ou a sua integração total no Paquistão) desde 1989. Cerca de 70 mil pessoas morreram na rebelião armada e subsequente resposta indiana.

A Índia acusa o Paquistão de armar e treinar estes grupos armados, mas Islamabad nega que o esteja a fazer.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório