Meteorologia

  • 24 ABRIL 2024
Tempo
20º
MIN 12º MÁX 24º

Busca global por sangue "extremamente raro" para tratar menina com cancro

Menina norte-americana de dois anos tem um neuroblastoma de alto risco e precisa de transfusões de sangue.

Busca global por sangue "extremamente raro" para tratar menina com cancro
Notícias ao Minuto

22:58 - 08/12/18 por Notícias Ao Minuto

Mundo Estados Unidos

Uma menina de dois anos com cancro, natural da Flórida, precisa de transfusões de sangue para dar continuidade ao tratamento de quimioterapia, mas o seu tipo de sangue é tão raro que está a ser levada a cabo uma busca mundial por dadores.

A OneBlood, uma organização sem fins lucrativos da Flórida, é uma das associações envolvidas na busca e explica que a menina, Zainab Mughal, tem um dos tipos de sangue mais raros do mundo, o que dificulta o tratamento do cancro.

De acordo com a BBC, foram testadas mais de mil pessoas mas apenas três puderam doar sangue. Os médicos indicam que são precisos entre sete a dez dadores para completar o tratamento.

A criança tem um tipo de sangue “extremamente raro” porque lhe falta um antígeno chamado ‘B indiano’. Para um dador ser compatível, tem que ter sangue do tipo O ou A com este antígeno em falta.

Os médicos explicaram que os únicos dadores com probabilidade de serem compatíveis são de nacionalidade paquistanesa, indiana ou iraniana e com tipo de sangue O ou A. No entanto, mesmo dentro destas possibilidades, apenas 4% terão o antígeno em falta.

Zainab Mughal está a ser tratada no Memorial Regional Hospital de Hollywood. Tem um neuroblastoma de alto risco que terá começado a desenvolver-se no seu abdómen há, pelo menos, 10 meses.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório