Meteorologia

  • 20 ABRIL 2024
Tempo
23º
MIN 15º MÁX 23º

Caos e alegria separados por um vidro. A imagem viral captada em Paris

Fotografia captada em Paris por um fotógrafo russo tornou-se viral, sendo partilhada em várias plataformas. Contraste entre realidades chama a atenção, em imagem captada durante protesto dos 'coletes amarelos'.

Caos e alegria separados por um vidro. A imagem viral captada em Paris
Notícias ao Minuto

20:52 - 08/12/18 por Anabela de Sousa Dantas

Mundo França

A fotografia permite, de facto, uma leitura por camadas, capturando na mesma imagem várias ideias sobre a atualidade. É por essa mesma razão que tem sido extensivamente partilhada nas redes sociais nos últimos dias, impulsionada pela efervescência dos protestos franceses.

A imagem mostra, à primeira vista, um cena caótica, com fumo proveniente de gás lacrimogéneo e um homem, que aparenta ser um militar, com a cara tapada, a caminhar. No canto da imagem, porém, protegida por uma redoma de vidro, num restaurante Burger King, está uma mulher, sentada e sorridente, a tirar uma fotografia com o telemóvel.

“Raramente uma imagem capta de uma forma tão exata o espírito de uma era. Uma empresa de fast-food global sem escrúpulos; obsessão compulsiva com redes socais; alegria no caos. Tudo separado por um vidro. A luta social contra globalismo destrutivo e a incompetência política; fumo translúcido a obscurecer a vontade do povo”, escreve uma das muitas publicações com a imagem.

O paralelismo que pode ser traçado com a realidade não passou despercebido aos cibernautas, logo que a fotografia foi publicada. Atribuída desde logo aos protestos dos coletes amarelos, houve quem duvidasse da sua autenticidade. O Libération, porém, confirma-a. Captada pelo fotógrafo russo Ilya Varlamov durante os protestos dos coletes amarelos, a foto foi publicada no dia 1 de dezembro nas suas redes sociais.

Ver esta publicação no Instagram

Когда пришла на обед, а тут какая-то революция за окном #Paris #YellowVest #GiletsJaunes

Uma publicação partilhada por Ilya Varlamov (@varlamov) a 4 de Dez, 2018 às 5:08 PST

O fotógrafo fez também vídeos durante a manifestação, que foi publicando no YouTube. Num deles é possível ver a mesma mulher.

Conforme escreve a publicação, o restaurante de fast-food que se vê na imagem fica situado na avenida de Wagram, não muito longe dos Campos Elísios. Terá sido neste restaurante específico que, horas depois, muitos manifestantes se refugiaram, quando as autoridades lançaram mais gás lacrimogéneo.

De acordo com o ministro do Interior francês, Christophe Castaner, este sábado, mais de 130 pessoas ficaram feridas e 1.385 foram detidas durante os protestos do movimento dos coletes amarelos.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório