As autoridades egípcias estão a investigar um vídeo que terá sido filmado por um casal dinamarquês no topo de uma das pirâmides de Gizé, onde ambos surgem nus e aparentemente a praticar relações sexuais.
O vídeo, de cerca de três minutos, foi publicado no YouTube no dia 5 de dezembro por por um fotógrafo dinamarquês, identificado como Andreas Hvid, e mostra o homem a subir o monumento juntamente com uma mulher, de noite.
No final do vídeo, a mulher, identificada como Josephine Sarah, começa a tirar a roupa, surgindo depois uma imagem do casal, nu, a ter relações.
As imagens não terão sido filmadas em dezembro, mas sim em novembro. Na legenda do vídeo, que agora foi retirado daquela plataforma pelo autor, Andreas Hvid descrevia que ele e a amiga escalaram a pirâmide de Quéops. "Temendo ser vistos pelo elevado número de guardas, não filmámos as horas que demorámos a chegar ali", indicava.
Embora o fotografo tenha eliminado o vídeo, este foi partilhado por outros perfis e acabou por chegar ao conhecimento do governo egípcio. O ministro de Antiguidades, Khaled al Anani, pediu para que "sejam tomadas as medidas necessárias", segundo cita a Sky News.
O governante indicou, através de comunicado, que a ação é uma violação da moralidade pública e que o incidente será investigado pela procuradoria-geral do Egito.