Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
MIN 8º MÁX 15º

Violino de três milhões de euros apreendido em Sevilha continua sem dono

Violino Stradivarius foi apreendido em novembro de 2007, em Sevilha.

Violino de três milhões de euros apreendido em Sevilha continua sem dono
Notícias ao Minuto

17:03 - 08/12/18 por Notícias Ao Minuto

Mundo Espanha

A Guardia Civil espanhola continua sem encontrar dono para um violino Stradivarius apreendido há onze anos. Poderá valer cerca de três milhões de euros.

O instrumento foi apreendido em novembro de 2007, em Sevilha, por uma unidade de investigação da Guardia Civil, depois de serem alertados para um grupo de origem romena que tentava vender um violino Stradivarius.

Recorde-se que apenas existem cerca de 600 exemplares deste instrumento em todo o mundo, podendo valer entre três a quatro milhões de euros cada um deles.

Onze anos depois, o instrumento ainda continua na lista de obras de arte recuperadas pela polícia espanhola, e que nunca foram reclamadas.

Embora as autoridades listem o violino como autêntico, há quem desconfie que se trate de uma falsificação, conforme escreve o El País. Alguns especialistas, porém, garantem que pode valer cerca de três milhões de euros.

Só houve uma reclamação pelo violino, em 2011, por parte de um cidadão espanhol. No entanto, não tendo apresentando qualquer documento sobre a autenticidade do violino ou provas de ser sua propriedade, a polícia não lho entregou. “O suposto dono era uma pessoa com um nível cultural muito baixo e que se arriscou a ser detido”, indicou uma fonte à mesma publicação.

A peça, que tem a inscrição ‘Antonius Stradivarius Cremona Fecit Anno 1731’, está guardada na sede da Guardia Civil de Córdoba. 

Recomendados para si

;
Campo obrigatório