Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
15º
MIN 11º MÁX 18º

William Barr é o escolhido de Trump para procurador-geral dos EUA

Este é um cargo que William Barr já ocupou durante a presidência de George H. W. Bush. Vai supervisionar o investigação à ingerência russa nas eleições de 2016.

William Barr é o escolhido de Trump para procurador-geral dos EUA
Notícias ao Minuto

14:57 - 07/12/18 por Fábio Nunes

Mundo Decisão

Donald Trump nomeou William Barr como novo procurador-geral dos Estados Unidos, sucedendo a Jeff Sessions que se demitiu no mês passado a pedido do presidente norte-americano. A informação foi avançada pela Associated Press. 

O passo seguinte será a confirmação desta nomeação de Trump no senado. Se se confirmar a nomeação de William Barr, de 68 anos, para procurador-geral, este pode assumir a investigação à ingerência russa nas eleições presidenciais de 2016, uma investigação que está a ser levada a cabo pelo procurador-especial Robert Mueller. Isso só não acontecerá se William Barr recusar, tal como fez Sessions. 

Em declarações anteriores, Barr criticou alguns aspetos da investigação e chegou a afirmar que há mais motivos para investigar algum eventual crime de Hillary Clinton do que uma potencial ingerência russa.

Donald Trump deixou elogios à sua escolha considerando que é um "advogado altamente respeitado" tanto por republicanos como por democratas. "Não o conhecia até recentemente, quando estava no processo de analisar candidatos. Ele foi a minha primeira escolha", disse Trump aos jornalistas na Casa Branca.

Barr já ocupou esta posição anteriormente. Foi o procurador-geral dos Estados Unidos entre 1991 e 1993, durante a presidência de George H. W. Bush. Se o senado confirmar a sua nomeação, substitui Matt Whitaker que assumiu o cargo de procurador-geral de forma interina depois da demissão de Jeff Sessions.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório