Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
14º
MIN 11º MÁX 18º

Netanyahu saúda "larga maioria" na ONU contra o Hamas palestiniano

O primeiro-ministro israelita apresentou hoje como "um sucesso muito importante" o número de países que votaram na ONU a favor de um projeto de resolução condenando o movimento radical palestiniano Hamas, embora o texto não tenha sido aprovado.

Netanyahu saúda "larga maioria" na ONU contra o Hamas palestiniano
Notícias ao Minuto

12:20 - 07/12/18 por Lusa

Mundo Israel

Benjamin Netanyahu assinalou num comunicado que o texto, embora não tenha sido aprovado pela Assembleia-geral por não ter conseguido dois terços dos votos, obteve uma "larga maioria".

"É a primeira vez que uma maioria de países vota contra o Hamas e felicito cada um dos 87 países que adotaram uma posição de princípio contra o Hamas. É um sucesso muito importante para os Estados Unidos e Israel", disse, agradecendo à embaixadora norte-americana na ONU, Nickki Haley.

O projeto de resolução apresentado pelos Estados Unidos conseguiu 87 votos a favor, 58 contra e 32 abstenções. Antes, o Kuwait e o grupo árabe na ONU conseguiram que fosse aplicada à votação uma regra de dois terços.

O Hamas, inimigo de Israel que controla a Faixa de Gaza, saudou o resultado da votação, considerando-o uma "bofetada" para a administração do presidente Donald Trump e a "confirmação da legitimidade da resistência".

O presidente da Autoridade Palestiniana, Mahmud Abbas, também saudou a votação da Assembleia-geral da ONU, apesar de estar em conflito aberto com o Hamas.

A votação "provou que o mundo inteiro apoia os direitos dos palestinianos", disse o porta-voz de Abbas, Nabil Abu Roudeina, num comunicado.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório