Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
12º
MIN 8º MÁX 15º

Morreu Pete Shelley, vocalista dos Buzzcocks

Artista morreu aos 63 anos de idade, alegadamente, vítima de um ataque cardíaco.

Morreu Pete Shelley, vocalista dos Buzzcocks
Notícias ao Minuto

22:31 - 06/12/18 por Notícias Ao Minuto

Mundo Óbito

Morreu esta quinta-feira Pete Shelley, o vocalista da banda britânica de punk-rock Buzzcocks. Peter McNeish, o seu nome real, terá sucumbido a um ataque cardíaco, de acordo com a BBC.

De acordo com a mesma publicação, os representantes da banda indicaram que o músico morreu em sua casa, na Estónia, onde vivia.

A banda responsável por temas como 'Ever Fallen in Love (With Someone You Shouldn't've)' ou 'Everybody's Happy Nowadays' assinalou a morte do seu elemento através do Twitter, dizendo que Shelley foi "um dos compositores mais prolíficos e influentes do Reino Unido e cofundador da banda seminal Buzzcocks".

"A música do Pete inspirou gerações de músicos ao longo de uma carreira que atravessou cinco décadas e, com a sua banda e a solo, era visto com a mais alta estima pela indústria musical e pelos seus fãs mundo fora", acrescentou a banda, que remeteu um comunicado mais detalhado para mais tarde.

Formados em 1975, em Manchester, por Howard Devoto (voz e guitarra), Pete Shelley (voz e guitarra), Steve Diggle (baixo) e John Maher (bateria), os Buzzcocks surgiram na sequência do aparecimento dos Sex Pistols e deram o seu primeiro concerto, em 1976, a abrir precisamente para a banda de Johnny Rotten e Sid Vicious, antes sequer de terem como agente o histórico produtor Martin Hannett.

Em 2017, no jornal The Guardian, podia ler-se um texto com o título 'Como os Buzzcocks inventaram o indie (com a ajuda dos Sex Pistols, um Renault e dos [Status] Quo'.

"Poucos dos que viram o primeiro concerto dos Buzzcocks em 1 de abril de 1976 poderiam sentir que estavam na presença de pessoas que iriam remodelar a pop", pode ler-se no texto.

Devoto abandonou a banda em 1977 para lançar outro grupo - os Magazine - e já não esteve presente quando os Buzzcocks lançaram 'Another Music in a Different Kitchen' e 'Love Bites', ambos em 1978 e agora reeditados, quando se cumprem 40 anos dos seus lançamentos.

Os dois discos tornaram-se marcos de como fazer punk melódico e influenciaram correntes inteiras de bandas desde então, juntando à música melódica letras dedicadas às angústias amorosas (e não só).

Também no Twitter, músicos como Peter Hook (ex-Joy Division e New Order) lembraram Shelley como "um verdadeiro cavalheiro": "Ajudou-nos tanto no começo da nossa carreira por um total amor ao punk. Sem o Pete e os Buzzcocks provavelmente ainda estaria a trabalhar nas docas. Descansa em paz, companheiro".

O escritor escocês Ian Rankin salientou que "aquelas canções clássicas dos Buzzcocks não tinham nem um grama de gordura", pertencendo "ao seu tempo e a todos os tempos".

Recomendados para si

;
Campo obrigatório