Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
14º
MIN 11º MÁX 18º

Chefs dos melhores restaurantes do ano servem jantar de quatro horas

Os 'chefs' dos três melhores restaurantes do mundo reuniram-se na noite de quarta-feira em Nova Iorque, no Gotham Hall, num jantar para 300 pessoas, com sete pratos servidos durante mais de quatro horas.

Chefs dos melhores restaurantes do ano servem jantar de quatro horas
Notícias ao Minuto

20:05 - 06/12/18 por Lusa

Mundo Nova Iorque

O "Once Upon a Kitchen", dedicado este ano a angariar dinheiro para a associação de solidariedade nova-iorquina God's Love We Deliver, ofereceu às pessoas presentes seis pratos criados pelos 'chefs' Massimo Bottura, Joan Roca e Mauro Colagreco, acompanhados por vinhos escolhidos por Roberto Cipresso, e finalizados com uma sobremesa de Christina Tosi.

Entre as comidas empratadas no palco, em frente às 300 pessoas, serviu-se beterraba 'crapaudine' cozida com caviar e tripas de bacalhau em ragu, por Mauro Colagreco; 'soufflé' de trufas com carne de vitela e camarão em vinagre de arroz, por Joan Roca; creme de 'foie gras' com caldo mineral de cogumelos e o prato mais colorido da noite, vitela grelhada com cremes de batata, laranja e pimentos, por Massimo Bottura.

A sobra dos cremes do último prato foi espalhada pelo 'chef' italiano numa toalha de mesa, assinada, dando lugar a um leilão que chegou aos sete mil dólares (6.140 euros), também para ajudar a God's Love We Deliver.

Fundada em 1986, a organização distribui mais de 1,8 milhões de refeições por ano (mais de 7.000 por dia) em casa de doentes com SIDA e cancro, entre outras doenças, em Nova Iorque.

Criando "terapias nutricionais" e "refeições medicamente adaptadas" para os doentes, a God's Love We Deliver conta com o patrocínio de empresas.

Ainda não foram divulgados os valores monetários angariados para a causa solidária.

Massimo Bottura é 'chef' do restaurante Osteria Francescana, de três estrelas Michelin, em Modena, Itália, e que conquistou o primeiro lugar na lista "The World's 50 Best Restaurants" de 2018 e 2016.

O 'chef' italiano tem também uma associação, q Food For Soul, para combater o desperdício alimentar e promover a inclusão social, com a distribuição de comida, e é cofundador de um restaurante social no Rio de Janeiro, chamado Refettorio Gastromotiva.

Joan Roca é dono do restaurante de três estrelas Michelin El Celar de Can Roca, em Girona, Espanha, que em 2018 foi segundo classificado do mundo, mas ganhou o primeiro lugar em 2013 e 2015.

Mauro Colagreco, 'chef' nascido na Argentina, reinventa a gastronomia francesa no restaurante Mirazur, em Menton, França, galardoado com duas estrelas Michelin.

Cada 'chef' junta uma variedade de prémios, associa-se a causas sociais e tem presenças constantes em festivais gastronómicos.

Roberto Cipresso, fundador da empresa Winemaking, consultora em agronomia e enologia para mais de 30 empresas em Itália, é um dos mais premiados enólogos da sua geração. Em 2000, foi responsável pelo vinho 'cuvée' da celebração do jubileu do papa João Paulo II.

Christina Tosi é dona da padaria Milk Bar, fundada em Nova Iorque (Brooklyn) e com pontos de venda em Los Angeles, Las Vegas, Washington e Toronto. A 'chef' é detentora de dois prémios James Beard e participa em programas televisivos de culinária nos Estados Unidos da América, como o 'MasterChef'.

O evento foi planeado pelo grupo GR8, empresa de organização de eventos cujo diretor-geral, Barnabas Carrega, disse à Lusa que estava muito entusiasmado pelo projeto, por juntar pela primeira vez os 'chefs' dos melhores restaurantes do mundo e ajudar uma causa solidária.

A cerimónia realizou-se no icónico Gotham Hall, com mais de 2.700 metros quadrados, para as 30 mesas com lugares entre 1.500 dólares (1.320 euros) e 5.000 dólares (4.410 euros), preços justificados por Barnabas Carrega pela dificuldade, excelência e exclusividade do evento.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório