Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
21º
MIN 15º MÁX 21º

Negociações na Suécia representam "oportunidade única" para paz no Iémen

As negociações iniciadas hoje na Suécia pelo Governo e os rebeldes iemenitas representam uma "oportunidade única" de conduzir ao caminho da paz o país devastado e ameaçado pela fome, declarou na abertura das discussões o mediador da ONU.

Negociações na Suécia representam "oportunidade única" para paz no Iémen
Notícias ao Minuto

11:52 - 06/12/18 por Lusa

Mundo Conflito

"Durante os próximos dias teremos uma oportunidade única de fazer avançar o processo de paz", disse Martin Griffits à imprensa na presença das delegações iemenitas, reunidas num centro de conferências perto de Estocolmo.

"Não quero mostrar-me demasiado otimista, mas quero ser ambicioso", adiantou, congratulando-se pelo regresso à mesa das negociações dos beligerantes pela primeira vez em mais de dois anos.

Todas as tentativas para acabar com a guerra que dura há quatro anos falharam até agora e a situação humanitária, no que já era antes do conflito o país mais pobre da Península Arábica, é a pior do mundo, segundo a ONU.

As discussões na Suécia destinam-se em primeiro lugar a "construir a confiança" entre as duas partes e a "reduzir a violência" no terreno, segundo Martin Griffiths.

Governo e rebeldes devem discutir nomeadamente a reabertura do aeroporto da capital Sanaa, encerrado há três anos, a situação na cidade portuária de Hodeida (oeste), por onde entra no país a maioria da ajuda alimentar, e um cessar-fogo duradouro.

Griffiths anunciou ainda a assinatura formal de um acordo concluído esta semana sobre a troca de centenas de prisioneiros supervisionada pelo Comité Internacional da Cruz Vermelha.

A guerra no Iémen, que opõe os rebeldes Huthis, ajudados pelo Irão, às forças pró-governamentais, apoiadas militarmente por uma coligação internacional liderada pela Arábia Saudita, já causou mais de 10.000 mortos e mais de 56.000 feridos.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório